Uma Operação da Polícia Civil do Estado do Piauí foi destaque internacional ao circular nas redes sociais e na página oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Com o título "Cooperation Between DSS and Brazilian Law Enforcement Results in Sucessful Operation, Arrests" (Cooperação entre Serviço de Segurança Diplomática e polícia brasileira resulta em operação e prisões - tradução livre). Naquela publicação, o governo americano destaca que após meses de cooperação com a Polícia Civil do Piauí foram conseguidos junto à Justiça brasileira cinco mandados de busca e três mandados de prisão que foram cumpridos no intuito de desarticular grupo criminoso responsável por fraudes na concessão de visto americano.
A operação batizada de Visto Fake foi deflagrada em 02 julho de 2019, pela Gerência de Polícia Especializada, GPE. Ainda de acordo com o Departamento de Estado dos EUA, "A operação é um exemplo bem sucedido de colaboração entre o governo americano e a polícia brasileira", afirmou Patrick Gray, do Departamento de Segurança Diplomática em Recife. "Nós desejamos outras oportunidades de trabalhamos em conjunto no futuro", desejou o Agente norte-americano.
A operação Visto Fake foi desenvolvida pelos investigadores lotados no GPE, da Delegacia Geral, cujo gerente é o delegado Matheus Zanatta, responsável pela operação.
Relações Públicas da Polícia Civil