Uma equipe da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)realizou nos dias 09 e 10 de outubro visita-técnica à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP/PI). Na oporunidade foi feita apresentação e implantação do Sinesp Big Data e Inteligência Artificial, plataforma inovadora que permite a integração e análise de dados de interesse da segurança pública, para o combate à violência, organizações criminosas e corrupção.
De acordo com o coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da DGI, Wanderley José Silva Júnior, o encontro visa a dar continuidade às tratativas para utilização das ferramentas no Estado. “Vamos aproveitar o encontro para tratar sobre o Big Data e Inteligência Artificial com o secretário Fábio Abreu e a equipe de Tecnologia da Informação da SSP/PI, como também discutiremos outros assuntos relacionados à segurança pública, como a integração de boletins de ocorrência e de dados referentes a registros civis”, disse Wanderley Silva.
Além da visita técnica, a equipe da DGI realizará o cadastramento e treinamento de servidores para utilização do Sinesp Geointeligência, ferramenta que permite a visualização e análise de dados georreferenciados. “Promoveremos a capacitação de profissionais da SSP/PI para o manuseio da ferramenta que possui como principais características a análise do fenômeno do crime, por meio da comparação de tipos de evento em diferentes períodos de tempo, tudo isso numa mesma interface; como também a possibilidade de planejar o policiamento e facilitar a alocação de recursos a serem empregados pelos órgãos de segurança”, destacou Wanderley Silva.
Apresentação do Big Data à SSP/AL
Nessa terça-feira (08), visando dar continuidade às tratativas para implantação da plataforma Sinesp Big Data e Inteligência Artificial nas Unidades Federativas do país, o diretor da DGI, Wellington Clay Porcino Silva, esteve na cidade de Maceió, em Alagoas, para uma reunião com o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, e equipe técnica. Na oportunidade, o diretor da DGI apresentou a solução e suas ferramentas.
“Nossa previsão é de que, até o final do ano, oito estados (Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins) já estejam fazendo uso da plataforma e de suas ferramentas”, salientou Wellington Silva.
Próximos passos
Ainda em outubro, nos dias 23 e 24, a equipe da DGI viajará até Macapá/AP, para uma reunião com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, José Carlos Correa de Souza, e equipe técnica.
Na ocasião, serão discutidas as ações para implantação do Sinesp Big Data e Inteligência Artificial no Amapá, como também está prevista a capacitação de servidores da Secretaria para utilização da ferramenta Sinesp Geointeligência.
Sinesp Big Data e Inteligência Artificial
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o Sinesp Big Data e Inteligência Artificial faz parte dos projetos estratégicos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que, ao longo dos próximos quatro anos, investirá cerca de R$ 32 milhões no desenvolvimento de onze ferramentas, visando a facilitar a integração e análise de grandes volumes de dados na segurança pública.
Nesse primeiro momento, além do Big Data e Inteligência Artificial - solução que funciona como base para os demais sistemas - foram entregues outras três ferramentas: o Sinesp Geo inteligência, Sinesp Tempo Real e Sinesp Busca. As soluções já estão sendo utilizadas nos municípios de cinco estados que participam do “Em Frente Brasil” (Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco), projeto-piloto do MJSP de enfrentamento à criminalidade violenta que conta com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios.
Fonte: Senasp com adaptações