A Policia Civil do Piauí por meio da Delegacia de Repressão aos Crime de Informatica, DRCI, com apoio da Gerência de Polícia Especializada, GPE, e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública - DINT SSP, deflragou a Operação Péssimo Negócio na data de 11 de dezembro de 2019.
A operação objetivava cumprir dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, de homens e mulheres investigdos pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Os investigados integram associação criminosa que, de forma habitual, praticava golpes contras diversos Teresinenses. O golpe consistia em, usando da identidade de pessoas conhecidas na sociedade de Teresina, realizar falsas compras em sites e aplicativos de negociação direta, levando as pessoas que anunciavam seus produtos a erro.
Por meio de atividades investigativas de campo e diligências em ambiente cibernético, a Polícia Civil conseguiu identificar mais de 15 vítimas no Piauí, bem como identificar e localizar envolvidos nos crimes. Incialmente foi presa a nacional de iniciais E. K. e no seguimento a investigação a Polícia Civil representou pela prisão preventiva de mais duas pessoas envolvidas nos crimes, produzindo falsos comprovantes de pagamento e realizando as negociações. Bem como um motorista de aplicativo que recolhia os foi preso temporariamente. As prisões foram realizadas nas zonas sul e norte da cidade.
Já são mais de 20 vítimas somente nos procedimentos ja finalizados. O uso de dados e identidades falsas, na internet ou pessoalmente, não é barreira para o trabalho investigativo da Polícia Civil.
Relações Públicas da Polícia Civil