Um novo golpe no aplicativo WhatsApp já faz vítimas no Piauí desde o mês passado. De acordo com a Delegacia de Combate aos Crimes de Informática - DRCI, para realização do estelionato, os criminosos utilizam diversos números de WhatsApp e ostentam fotos de médicos e dentistas em seus perfis, e então contatam os familiares de tais profissionais, por meio de mensagens no mesmo aplicativo, nas quais os criminosos afirmam que são aquelas pessoas das fotos e que haviam mudado o número de WhatsApp, e após algumas trocas amistosas de mensagens, os criminosos solicitam que os familiares atualizem o número de contato, e em seguida afirmam que necessitam pagar alguma dívida e estão sem acesso ao app do Banco no momento.
Desta forma, as vítimas acreditam nos pedidos e realizam as transferências bancárias, acreditando estar falando com seus familiares.
Policias Civis de vários estados já têm trocado informação para a repressão adequada a esse crime. A maioria dos disparos de mensagem identificados têm partido de dentro do sistema prisional de alguns estados.
ATENÇÃO:
1- Nesse golpe não há hackeamento da conta de whatsapp da pessoa por quem estão se passando;
2- Os criminosos escolhem se passar por profissionais da saúde que têm perfil aberto no Instagram, pois a partir dai obtêm as fotos para usar no perfil falso.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil