A Polícia Civil do Piauí, por meio da Gerência de Polícia Especializada – GPE e Delegacia de Repressão a Crimes de Informática – DRCI, realizou em 03/10/2020, a prisão em flagrante de um homem, de 20 anos, suspeito de aplicar o golpe do “comprovante falso” em um restaurante da zona leste da capital. A investigação demonstrou que o autor vinha realizando essa mesma conduta durante todo o feriadão, e outros estabelecimentos comerciais podem ter sido vítimas.
O crime consiste em realizar pedidos de alto valor nos restaurantes e efetuar o pagamento por meio de transferência bancária, sendo que o criminoso apenas realiza o agendamento da transferência, e chega a produzir um arquivo de imagem fazendo as vezes de falso comprovante da transação, o qual é enviado para o estabelecimento por meio de aplicativo de mensagem.
Durante a pandemia da COVID-19, vários estabelecimentos em Teresina (restaurantes, lojas de eletrônicos, lojas de roupas e acessórios), que fortaleceram suas vendas por delivery, têm sido vítimas desse golpe, e de variações dessa fraude.
A Polícia Civil alerta para que esses estabelecimentos comerciais criem uma rotina de verificação efetiva do pagamento antes de despachar seus produtos para entrega.
O inquérito policial seguirá para identificar os outros envolvidos que atuaram em associação com o preso em flagrante.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil