No ano passado, mesmo com a pandemia do Covid-19, que afetou diversas áreas das atividades cotidianas, a Polícia Civil do Piauí continuou com seu fluxo de trabalho tendo em vista a necessidade de atendimento à população.
Os serviços da Delegacia Eletrônica foram ampliados para facilitar o acesso dos cidadãos ao registro de BOs, sem a necessidade de deslocamento às delegacias, evitando aglomerações, conforme determinado pelas autoridades de saúde. Em 2020 foram homologados 54.803 Boletins de Ocorrência registrados de forma online. Outro canal importante de interação com a população, a Ouvidoria Setorial da Polícia Civil, registrou uma média de 400 atendimentos entre reclamações, sugestões, elogios e denúncias, assim como foram recebidas, analisadas e devidamente encaminhadas 1.531 denúncias anônimas relacionadas a diversos crimes.Policiais civis continuaram em campo realizando ações e operações e os investimentos da gestão giraram em torno de R$ 2.360.530,05 executados, entre diárias e planejadas pagas aos policiais, e suprimentos de fundos destinados às delegacias de polícia da capital e interior.
Em 2020, foram entregues 183 coletes balísticos e mais de 20 mil munições para policiais. Através de seminários online foram capacitados 109 servidores que compõem a Polícia Civil.
Na área de comunicação institucional, em 2020, foram contabilizados 1.825 atendimentos à imprensa e publicadas 472 matérias sobre ações/operações no site da instituição, assim como criadas as redes sociais de cunho oficial da PC-PI.
Projetos foram finalizados como publicação do Plano Estratégico 2020-2030, a padronização da Identidade visual, a criação da Gerência de Licitações e Contratos, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações-SEI, a concretização do projeto Banco de Talentos - área de gestão, a implantação do programa de Combate ao Roubo na capital e o credenciamento de empresas para a confecção de materiais da PC-PI.
Outros projetos se encontram em andamento, como o da elaboração do Projeto de Lei da Administração Superior da instituição, a participação no edital de concorrência do Fundo de Direitos Difusos, a implantação da videoconferência, o Periciar + (em parceria com o Gacep para redução do estoque de armas encaminhadas para a perícia), a elaboração do Código de Normas, criação do Fundo de Apoio ao Combate ao Crime Organizado, a realização do primeiro pregão pela Gerência de Licitações e Contratos, e a criação do Programa de Excelência no Atendimento, que será iniciado com a abertura de uma espaço para a Polícia Civil no Espaço da Cidadania do Shopping Rio Poty, bem como a realização de agendamento online para os serviços oferecidos pela instituição, especialmente pelo Instituto de Identificação.
Além disso, estão sendo firmadas parcerias com outras instituições e buscando-se recursos de fontes externas, visando o crescimento e aprimoramento dos serviços prestados pela Polícia Civil, a fim de proporcionar o melhor atendimento à sociedade do Piauí.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil