O Delegado Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko Leal Paraíba, editou
Portaria Normativa nº 23/2021/PC-PI, regulamentando a utilização de gravação audiovisual, inclusive na modalidade videoconferência, para documentação de atos em todos os procedimentos policiais. De acordo com o Chefe de Polícia, essa inovação tecnológica foi fruto da parceira e gestão com a Agência de Tecnologia da Informação e Piauí Conectado.
De acordo com o documento, fica autorizado no âmbito da Polícia Civil do Estado do Piauí, a utilização de gravação audiovisual, inclusive na modalidade videoconferência, para documentação de atos em todos os procedimentos policiais. Nesse sentido, as oitivas assim documentadas dispensam transcrição; nas oitivas realizadas na modalidade videoconferência, pode ser dispensada a assinatura física do inquirido, devendo constar no respectivo termo que a oitiva fora realizada dessa forma e em conformidade com os ditames daquela Portaria.
Ainda de acordo com o
documento, durante a realização do ato, devem ser obedecidas as exigências legais de prestação de compromisso e/ou ciência de direitos e garantias constitucionais, conforme o caso, inclusive cientificando o inquirido de que sua oitiva será registrada por sistema de gravação audiovisual.
Também de acordo com a normatização, a utilização de documentação de atos na forma prevista na Portaria não dispensa a completa formalização, pela unidade de polícia responsável, do respectivo procedimento policial no sistema oficial informatizado de procedimentos policiais, bem como o arquivo gerado com a documentação de atos na forma desta Portaria, deverá ser carregado no sistema informatizado oficial da Polícia Civil, e no sistema do Poder Judiciário.
Para o Delegado Geral, "essa inovação vem em momento oportuno, uma vez que minimiza o contato pessoal durante o combate à Pandemia de Covid-19, e permite também, em alguns casos, a formalização de autos de prisão em flagrante sem a necessidade de que policiais militares tenham de se deslocar para as oitivas", explica o Delegado Geral.
"Queremos agradecer a parceria com a Ati e Piauí Conectado. Sem esses dois órgãos não conseguiríamos mais esse avanço institucional", comemora o Delegado Geral.