SÍNTESE DA ORIGEM DO HINO DA POLÍCIA CIVIL O Hino da Polícia Civil do Estado do Piauí surgiu a partir de concurso público, regulamentado pela Portaria GSS n° 633/93, de 01 de outubro de 1993, expedida pelo então Secretário de Segurança Pública, Dr. Francisco Antonio Alencar, que incumbiu a Fundação da Cultura - FUNDAC para realizar o certame, destacando-se como vencedor oHino proposto pelos delegados João Paulo de Lima e Nilson Cunha e Silva.
A melodia do Hino foi elaborada pelo Delegado João Paulo, em 1987, quando de sua participação no I Curso de Técnica de Ensino Policial, realizado na Academia Nacional de Polícia – ANP, em Brasília/DF. Naquela época, coincidentemente, o atual Secretário de Segurança Robert Rios participava na ANP do Curso de Formação para Delegado da Polícia Federal, de cujo cargo investiu-se em seguida.
A letra do Hino vencedor do concurso foi elaborada, por volta de 1990, pelo Delegado Nilson Cunha que, dentre outros cargos ocupados, foi delegado geral e diretor da ACADEPOL.
Após a homologação do resultado do concurso, foi editada a Lei nº 4.709/94, que legitimou a instituição do Hino, tendo sido publicada no Diário Oficial do Estado nº 118, de 24/06/1994.
A Lei nº 4.709/94 foi editada a partir de proposta do executivo, encaminhada ao Presidente da Assembléia Legislativa, à época, o Dep. Robert de Almeida Freitas, conforme consta da Mensagem nº 008/GG, de 05/05/10994, tendo como signatário o então Governador do Estado Dr. Guilherme Melo.
Na referida mensagem, constou dentre outras as seguintes justificativas: “...Promover a institucionalização desses importantes símbolos da Polícia Civil significa provocar, no policial civil, a auto valorização e a manifestação do sentimento cívico em relação à sua instituição policial.
Nas comemorações de eventos alusivos a segurança pública, há muito urgia a presença de tais instrumentos da simbologia cívica da Polícia Civil. Com a institucionalização do HINO e da BANDEIRA, o policial civil sentir-se-á comprometido cívica e, inclusive, espiritualmente com os deveres de sua árdua missão.
|