INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Academia de Polícia
A Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí - ACADEPOL foi denominada Academia de Polícia Civil Deputado Sebastião da Rocha Leal, em razão de homenagem ao secretário de segurança que dirigiu o órgão no período de fevereiro de 1964 a maio de 1970.
 
A ACADEPOL atua em todo o Estado do Piauí, destacadamente promovendo a formação técnico-profissional, o treinamento, o aperfeiçoamento e a especialização, objetivando a capacitação do policial civil, dentre outras atribuições previstas no Art. 74 da Lei Complementar nº 037, de 09/03/2004, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Civil do Estado do Piauí.

Inicialmente denominada Escola de Polícia Civil (EPC), a ACADEPOL formou a primeira turma contendo 50 agentes de polícia, cujos servidores foram admitidos por aprovação no primeiro concurso público da instituição que foi realizado em 1975, tendo a admissão ao cargo ocorrido em 1º de setembro de 1975.

Na honrosa história da Acadepol, foram diretores, Coronel PM  Raimundo Nonato Mendes da Silva; Coronel PM Raimundo Noato Lopes; Delegado João Cleto de Sousa; Delegado Nilson Cunha e Silva (co-autor do Hino da Polícia Civil e ex-Delegado Geral); Delegado José da Silva Torres; Delegado Deuzeles Ribeiro Dias Pinheiro; Perito Antônio Altamir Fonseca Barradas (formou a primeira turma de Delegados de Polícia); Delegado Raimundo Nonato Leite Barbosa (ex-Secretário de Segurança Pública); Delegado Menandro Pedro Lopes da Luz (ex-Secretário de Segurança Pública); Delegado José Antônio de Sousa; Delegado James Guerra Júnior (ex-Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí), Delegada Eugênia Nogueira do Rego Monteiro Villa e Delegado Roberto Carlos Sales da Silva.

No ano de 2006, a Acadepol sediou e realizou o primeiro curso de pós-graduação em políticas públicas e gestão de segurança pública, em convênio com a Universidade Federal do Piauí - UFPI.

A qualificação para o exercício da atividade policial é feita na Academia de Polícia Civil, onde os pretensos policiais são submetidos a curso de formação profissional e teste psicotécnico, como etapas de concurso público, indispensáveis ao ingresso na carreira.

Atualmente, o Delegado Adolpho Henrique é o diretor da Academia de Polícia Civil Sebastião da Rocha Leal.


Endereço da Acadepol:
Rua Francisca de Melo Lobo, 505, Bairro Saci, CEP.: 64.020-430, Teresina-PI
Fone/Fax: (86) 3216 5279    -    E-mail: acadepol@pc.pi.gov.br


Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.