O Instituto de Medicina Legal – IML foi criado em 28/03/1974, com o nome de Perícia médica do Piauí, a partir da reforma administrativa do Governador Helvídio Nunes de Barros, aperfeiçoada no Governo de Alberto Tavares Silva, com instalação em sede própria em Dezembro/1985, no Governo de Hugo Napoleão, tendo como Secretário de Segurança Pública o Dep. Juarez Piauhyense de Freitas Tapety.
A primeira sede do IML funcionava no antigo prédio da VASP (atual Farmácia Big Ben), situada na Av. Frei Serafim, onde contava com 06 funcionários nomeados e transferidos, 01 médico e 01 auxiliar de necropsia.
O quadro de funcionários do IML era composto apenas por homens, passando a incluir mulheres a partir de 2000. Inicialmente, o IML não realizava exame de intoxicação por substância de qualquer natureza, de sanidade mental e de constatação de idade.
Antes de 2007, os laudos eram manuscritos pelos legistas, com assinatura de 03 peritos, e demorava em média 03 meses para serem liberados.
A Direção do IML foi exercida por vários servidores, destacando-se os seguintes: Cel. PM Walke Rodrigues Alves Prado (irmão do ex-Delegado Geral Mamede Rodrigues), Dr. Joel Pires Franklin que exerceu o cargo no período de fevereiro de 1995 a janeiro de 2002, tendo reassumido em 12/12/2005, por substituição ao Delegado de Polícia Classe Especial (aposentado) Francisco das Chagas Lopes. Em seguida, o Perito Médico Legal Dr. João Lisboa de Flores Filho exerceu a direção do IML.
A antiga instalação do IML surgiu a partir da extinção da antiga Central de Polícia, sediada na Rua 13 de Maio, Centro de Teresina, onde funcionavam atividades de Polícia Judiciária, similares à da moderna Central de Flagrantes de Teresina.
Atualmente, o IML emite seus laudos por meio de um sistema eletrônico que facilita sobremaneira a liberação dentro do prazo legal, antes geralmente descumprido.
No IML, são realizados dois tipos de exames periciais: o cadavérico e o in vivo (lesões corporais, intoxicação, embriaguez, de sexualidade e lesão de tráfego). O atual Coordenador do IML é o Perito José Luís Castelo Branco.
Hoje, o IML tem nova sede, instalado no Complexo do Departamento de Polícia Técnico Científica-DPTC (antigo DEPOC).
Endereço do IML:
Rua Francisca de Melo Lobo, s/n-Saci, Teresina-PI
Fone/Fax: (86) 3216 5208
E-mail: iml@pc.pi.gov.br