INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Instituto de Medicina Legal
O Instituto de Medicina Legal – IML foi criado em 28/03/1974, com o nome de Perícia médica do Piauí, a partir da reforma administrativa do Governador Helvídio Nunes de Barros, aperfeiçoada no Governo de Alberto Tavares Silva, com instalação em sede própria em Dezembro/1985, no Governo de Hugo Napoleão, tendo como Secretário de Segurança Pública o Dep. Juarez Piauhyense de Freitas Tapety.

A primeira sede do IML funcionava no antigo prédio da VASP (atual Farmácia Big Ben), situada na Av. Frei Serafim, onde contava com 06 funcionários nomeados e transferidos, 01 médico e 01 auxiliar de necropsia.

O quadro de funcionários do IML era composto apenas por homens, passando a incluir mulheres a partir de 2000. Inicialmente, o IML não realizava exame de intoxicação por substância de qualquer natureza, de sanidade mental e de constatação de idade. 

Antes de 2007, os laudos eram manuscritos pelos legistas, com assinatura de 03 peritos, e demorava em média 03 meses para serem liberados.

A Direção do IML foi exercida por vários servidores, destacando-se os seguintes: Cel. PM Walke Rodrigues Alves Prado (irmão do ex-Delegado Geral Mamede Rodrigues), Dr. Joel Pires Franklin que exerceu o cargo no período de fevereiro de 1995 a janeiro de 2002, tendo reassumido em 12/12/2005, por substituição ao Delegado de Polícia Classe Especial (aposentado) Francisco das Chagas Lopes. Em seguida, o Perito Médico Legal Dr. João Lisboa de Flores Filho exerceu a direção do IML. 

A antiga instalação do IML surgiu a partir da extinção da antiga Central de Polícia, sediada na Rua 13 de Maio, Centro de Teresina, onde funcionavam atividades de Polícia Judiciária, similares à da moderna Central de Flagrantes de Teresina.

Atualmente, o IML emite seus laudos por meio de um sistema eletrônico que facilita sobremaneira a liberação dentro do prazo legal, antes geralmente descumprido. 

No IML, são realizados dois tipos de exames periciais: o cadavérico e o in vivo (lesões corporais, intoxicação, embriaguez, de sexualidade e lesão de tráfego). O atual Coordenador do IML é o Perito José Luís Castelo Branco.

Hoje, o IML tem nova sede, instalado no Complexo do Departamento de Polícia Técnico Científica-DPTC (antigo DEPOC). 

Endereço do IML:
Rua Francisca de Melo Lobo, s/n-Saci, Teresina-PI
Fone/Fax: (86) 3216 5208
E-mail: iml@pc.pi.gov.br



Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.