INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Delegado Bonfim Filho divulga relatório das ações da CICO em 2010
07/01/2011 - 00:16:38  
  
Twitter 
Google+ 
A Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) divulgou balanço das atividades realizadas em 2010. De acordo com o relatório da CICO, foram instaurados 27 inquéritos para apurar crimes praticados em diversos municípios do Estado. Destes, 19 foram concluídos e somente oito permanecem sem solução.

A atuação dos profissionais lotados naquela Comissão resultou na prisão de 75 pessoas e apreensão de 29 armas . Ao todo foram 10 fuzis, 08 pistolas, 05 revólveres, 04 espingardas, uma escopeta e um rifle. Parte desses presos eram membros de sete quadrilhas organizadas, que atuavam em diversas regiões do país e foram desbaratadas no Piauí.

Segundo informações prestadas pelo Delegado Bonfim Filho, presidente da CICO, grupos desse tipo foram responsáveis por 08 crimes contra instituições bancárias (06 roubos, um furto qualificado e uma tentativa de furto) praticados no Estado. Ainda de acordo com aquela autoridade,  os crimes contra bancos já estão quase todos elucidados. “Já identificamos todos os acusados de participarem de assaltos e roubo a bancos. Quanto à prisão, é só uma questão de tempo”, afirmou.

Com o relatório nas mãos, o delegado Bonfim avalia a atuação da comissão. “As ações da CICO vêm sendo positivas a cada ano. Desde que foi criada através de uma portaria, em outubro de 1999, temos nos saído muito bem. A CICO tem competência para apurar crimes de sequestro, roubos a banco, a carros fortes e pistolagem, como também o que a Secretaria de Segurança achar por bem ser investigado”, disse Bonfim Filho

Crimes ainda sob investigação

Vinte e cinco inquéritos instaurados em anos anteriores também estão citados no documento. Sete deles foram marcados como “inconclusos”. Desses casos que permanecem sem solução na Comissão, os mais graves envolvem 03 assassinatos registrados no ano de 2009.

A morte do empresário Antônio dos Santos  é um deles. O crime ocorreu no dia 03 de novembro do ano passado, em Teresina. O empresário foi morto no seu escritório, no Centro de Teresina. Sua esposa, Lúcia Maria Macedo de Carvalho, tinha sido encontrada morta apenas há 08 meses. Uma foto do acusado de assassinar o empresário chegou a ser publicada na imprensa , identificado como Valdinar Ramos da Anunciação, mas ele permanece foragido.

Outro crime ainda irresoluto é o do contador Guilherme Castelo Branco, assassinado em novembro de 2009, com dois tiros à queima roupa, em um bar, no bairro Saci, zona Sul de Teresina. A polícia apontou dois homens como os autores do homicídio. Um deles foi morto em março deste ano, em Caxias, no Maranhão.

O terceiro caso é o do funcionário da Secretaria de Saúde de Campo Maior, distante 82 km de Teresina. Alípio Ribeiro foi executado em junho de 2009, no pátio da instituição onde trabalhava.
Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.