Na tarde desta quinta-feira (03), a Delegacia Geral da Polícia Civil, por meio da Gerência de Armas e Munições – GAM, encaminhou 71 armas de fogo ao 25º Batalhão de Caçadores, integrando mais uma etapa da Operação Destruição de Armas.
Vale ressaltar que, das armas entregues para destruição, 41 eram armas apreendidas, e 30 eram revólveres Cal. 38, que integravam o patrimônio da SSP/PI, restando todos obsoletos ou imprestáveis ao exercício da função policial, cujas armas serão, doravante, retiradas da carga da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí, a fim de que esta possa proceder à aquisição de outras mais possantes e modernas armas, para suprir a decorrente lacuna.
Das 41 armas de fogo apreendidas, existiam 19 dos tipos espingardas e rifles, e 21 armas do tipo revólver, nos calibres 38 (a maioria), 32 e 22.
A destruição destas armas, que não estão vinculadas a nenhum procedimento policial, tem por objetivo o cumprimento ao disposto no parágrafo único do art. 70-E, do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004 (Regulamento do Estatuto do Desarmamento), com nova redação incluída pelo Decreto nº 6.715, de 29/12/2008.
“No 25º BC, as armas foram imediatamente inutilizadas, restando demonstrado que nunca mais serão usadas na prática criminal, contemplando de forma plena o espírito do Estatuto do Desarmamento”, garantiu o Delegado João Paulo de Lima, Gerente de Armas e Munições da Polícia Civil-SSP/PI.
Relações Públicas da Polícia Civil