A operação contou com a presença da Delegada Daniela e sua equipe do SOE
A Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, às 06 horas desta quinta-feira (03), a OPERAÇÃO TABOCA, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na cidade de Esperantina (PI) e região.
A operação foi realizada por meio do Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (NISSP), contando com o apoio da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) e de várias unidades policiais civis.
As investigações policiais, iniciadas há cerca de três meses pela DEPRE e NI, contando com a colaboração da Polícia local, indicaram uma grande comercialização de drogas na região de Esperantina, abastecendo o comércio local com substâncias entorpecentes, incidindo tais condutas no crime previsto na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/06), em seu art. 33 (Tráfico de Entorpecentes).
Diante das provas coletadas, foram solicitados pela DEPRE e deferidos pelo Juiz da Comarca de Esperantina, após parecer favorável do Ministério Público Estadual, 14 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, para serem cumpridos por 60 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí.
A OPERAÇÃO TABOCA, determinada pelo Secretário Robert Rios e pelo Delegado Geral James Guerra, integra uma das ações decorrentes da instalação da Câmara Estadual de Combate ao Crack, presidida pelo Governador Wilson Martins, tendo sido realizada no período pré-carnavalesco com o objetivo de combater a droga em todo o Estado e proporcionar festividades mais seguras.
No curso da operação, coordenada pelo Delegado Samuel Silveira, foram efetuadas as prisões de 14 pessoas, das quais 04 são mulheres. Foi, também efetuada a apreensão de uma soma de aproximadamente R$ 9.000,00.
A denominação OPERAÇÃO TABOCA faz referência a uma fazenda antiga, localizada à margem esquerda do Rio Longá, a qual deu origem ao atual município de Esperantina.
Relações Públicas da Polícia Civil