A 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Bom Jesus-PI, juntamente com o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (NI) deflagraram, às 06 horas desta quinta-feira (03), a OPERAÇÃO GURGUÉIA, com o objetivo de desarticular uma rede de tráfico de entorpecentes na cidade de Bom Jesus-PI, tendo como foco principal a prisão em flagrante dos principais traficantes de crack e maconha, bem como buscar a origem das drogas na região.
As investigações policiais foram iniciadas ainda no ano de 2010, por meio de declarações de diversos usuários e investigações sigilosas, desencadeando no descobrimento dos principais traficantes de entorpecentes da cidade de Bom Jesus. A Polícia Civil, ao realizar a OPERAÇÃO GURGUÉIA, no período pré-carnavalesco, objetivou combater a droga em todo o Estado, proporcionando festividades carnavalescas mais seguras.
Assim, diante das provas coletadas, foram solicitados pela Delegacia Regional de Bom Jesus e deferidos pelo Juiz da Comarca de Bom Jesus, 07 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos simultaneamente por 07 equipes, compostas por policiais civis e militares das cidades de Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Corrente.
Os trabalhos foram comandados pelo Delegado Regional de Bom Jesus, DPC Thiago Rabelo, contando com ajuda direta dos Delegados Regionais de São Raimundo Nonato, DPC Leandro Ferraz e DPC Jucier Alisson.
A denominação da OPERAÇÃO GURGUÉIA faz referência à proposta de uma nova unidade federativa no Brasil, fruto de desmembramento de parte do Sul do Piauí, batizada com o nome do rio homônimo (fonte: Wikipédia).
Relações Públicas da Polícia Civil