Os segurados e dependentes do Plano Médico de Tratamento e Assistência (PLAMTA) não precisam mais se dirigir ao prédio ou aos postos regionais do IAPEP para renovar suas carteirinhas. A partir de agora, a carteira de identificação dos segurados e dependentes não terá mais prazo de validade. A medida visa a favorecer os usuários que não terão mais que se deslocar para obter uma carteira renovada.
A iniciativa é válida para todos os beneficiários, exceto àqueles segurados ou dependentes que tenham realizado alguma negociação com o PLAMTA ou que estejam com algum tipo de pendência (débito, ausência de dados ou atualização cadastral).
Além deles, a medida também não é aplicada aos beneficiários que são servidores do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, por não serem vinculados à ATI.
Antecipadamente, toda a rede credenciada do PLAMTA já foi notificada sobre a nova iniciativa. Com base nisso, foi criado um módulo para que as clínicas e hospitais credenciados possam consultar a situação do beneficiário.
Os usuários do plano também podem realizar essa consulta, através do site: www.consultaplamta.pi.gov.br. Para realizar a consulta, é necessário inserir a matrícula que consta na carteira do PLAMTA e o código de segurança que aparece na tela. Caso a situação esteja irregular ou pendente, o usuário deve se dirigir à sede do PLAMTA para solucionar a situação. A partir de agora, somente serão emitidas novas carteiras do PLAMTA em casos de novas adesões e extravio.
ATENDIMENTO. Os atendimentos no PLAMTA ocorrerão das seguintes formas:
Para internações eletivas, as autorizações são concedidas na sede do Plamta (Rua Gov. Artur de Vasconcelos, 995, bairro Porenquanto). Para internações clínicas e cirúrgicas de urgência, as autorizações são concedidas diretamente na rede hospitalar credenciada.
FONTE: Portal do Piauí.