A Diretora da Academia de Polícia Civil, delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, divulgou na início a noite de quinta-feira (08) o resultado do edital nº 02-2011, do Ministério da Justiça – Senasp. A Academia de Polícia Civil do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Púbica do Estado, venceu novamente, aprovando mais dois projetos, desta feita na área do ensino. Os projetos foram aprovados, também, nos primeiros lugares.
Com as propostas 048119/2011 e 048134/2011, o Piauí terá a Escola Itinerante de Segurança Pública Integrada, com ônibus adaptado para percorrer as cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos, bem como as regiões circunvizinhas, levando conhecimento a 30% dos profissionais lotados naquelas regiões. Ao todo, serão 1.695 profissionais beneficiados.
Os cursos da Escola Itinerante de Segurança Pública Integrada dão enfoque aos direitos humanos, especificamente às questões relacionadas à gênero e raça, dentre outras.
O segundo projeto aprovado é o programa de Biblioteca de Segurança Pública – aquisição de três mil títulos para as bibliotecas das três corporações, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiro, bem como a estruturação física de cada uma dessas instituições. O projeto também cria a primeira biblioteca virtual em segurança pública do Piauí, no intuito de fazer chegar o conhecimento a todos os profissionais do Piauí.
Ainda no que concerne ao segundo projeto aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Piauí terá curso de pós-graduação lato senso em Análise Criminal, curso este destinado a 150 docentes das três academias de Polícia.
A delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, coordenadora da comissão de Elaboração de Projetos diz que foram quatro grandes vitórias importantíssimas para todos os profissionais de segurança pública. “Nós comprovamos nossa competência técnica na elaboração de nossos projetos. O Piauí tem agora R$ 3.156.000,00 para investir na saúde e ensino dos nossos policiais e bombeiros, consubstanciando um salto de qualidade sem precedentes nas academias de polícia”, comemora a Delegada.
Os projetos foram elaborados na Academia de Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militares. Participaram da elaboração a delegada Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar e Paulo Henrique Campelo Lima (Asplan/SSP). Os representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram os oficiais Tenente Coronel Antônio da Silva Ramos , 1º Tenente Lourdes Losane Rocha de Sousa, Tenente Coronel Bombeiro José Arimateia do Rêgo de Araújo e Major Bombeiro Egídio Nóbrega de Carvalho Leite.
Relações Públicas da Polícia Civil