Na manhã desta quinta-feira (29), policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) e da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Água Branca, sob a alçada do Delegado Jetan Pinheiro deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Agricolândia (PI), Lagoinha (PI) e Timon (MA). No momento da prisão, um nacional foi preso por posse ilegal de arma de fogo e outro por porte ilegal de munição.
A operação partiu de investigações da Polícia Civil concernentes ao Inquérito Policial que apura o roubo qualificado praticado contra a prefeitura do município de Lagoinha no último dia 02 de dezembro. Na ação criminosa, três homens fortemente armados roubaram a prefeitura municipal e atiraram contra o prefeito Alcione Barbosa Viana, que foi atingido na perna.
Segundo o delegado Jetan Pinheiro, desde que ocorreu o roubo as investigações não cessaram. “Toda a equipe de policiais de Água Branca trabalhou diuturnamente, nossos agentes não descansaram. Contamos com o apoio da CICO para identificar e ajudar a prender parte da quadrilha. Dois dos mandados foram cumpridos em Timon, na penitenciária Jorge Vieira, porque parte da quadrilha foi presa logo após o assalto ao município de Lagoinha”, explica o delegado.
De acordo com informações da 11ª DRPC, um dos presos, o nacional identificado pelas iniciais V. R. D. S., de 44 anos, foi apontado em depoimentos como responsável por agenciar vários assaltos na região, arregimentando quadrilhas para atuarem no médio Parnaíba. "Ele já respondeu vários procedimentos policiais por roubo. Recentemente, durante o curso das investigações V. R. D. S. suspeitou que estava sendo monitorado e passou a ameaçar policiais da região”, afirma Jetan Pinheiro.
Relações Públicas da Polícia Civil