CNH vencida há mais de dois anos será excluída pelo DENATRAN
Na prática, a deliberação do Denatran não implica na perda definitiva da carteira
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí comunica a todos os usuários com habilitação vencida há mais de dois anos que essas CNHs estão sendo excluídas da base nacional de cadastro pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O procedimento, que abrange condutores de todo o país, tem por finalidade identificar o motivo pelo qual esses motoristas estão há tanto tempo sem renovar suas habilitações. Na prática, a deliberação do Denatran não implica na perda definitiva da carteira, e sim em um processo mais longo e minucioso para a renovação.
"Essas habilitações que estão sendo retiradas da base nacional ainda poderão ser reavidas, só que agora o processo irá demorar mais e a culpa não será do Detran, pois o requerimento de renovação será enviado para Brasília e a partir daí ficará a cargo do Denatran", esclarece o diretor geral do Detran-PI, Jose Antonio Vasconcelos.
Para renovar a habilitação que tiver sido excluída da base nacional, o motorista deverá comparecer à sede do Detran munido de CPF, RG e carteira de habilitação. Os motoristas cujas carteiras vencidas ainda estão no Detran deverão recebê-las e só então dar entrada no processo de renovação.
Fonte: Detran