A Delegacia Virtual da Polícia Civil já está à sua disposição. Em primeiro lugar, o internauta precisa saber que a DV registra Boletim de perda, extravio ou inutilização de documentos ou objetos, que são boletins de ocorrência não criminais. Num futuro próximo, a DV permitirá registro de crimes de menor potencial ofensivo.
A Comissão de Modernização da Polícia Judiciária (CMPJ) elaborou o passo a passo do registro de ocorrência na Delegacia Virtual, conforme segue:
1- A Delegacia Virtual pode ser acessada pelo endereço: http://dv.pc.pi.gov.br , http://www2.pc.pi.gov.br/delegaciavirtual ou www2.pc.pi.gov.br (sítio da Polícia Civil do Piauí), no canto superior direito da página principal;
2- Ao acessar a Delegacia Virtual, a tela principal se abrirá. Vá ao link "Registre Aqui sua Ocorrência", que é o primeiro link do menu, localizado no canto superior direito da DV;
3- Depois de clicar em "Registre Aqui sua Ocorrência", abrirá automaticamente a sala de atendimento da Delegacia Virtual. Nessa sala de atendimento, clicando no link "Protocolo de Atendimento" em fonte azul, sublinhado, o internauta obtém o número de um protocolo que deverá ser usado para acessar e acompanhar o andamento do registro da ocorrência durante as fases de análise e homologação;
4- Ao clicar no "Protocolo de Atendimento", o internauta terá de preencher três campos obrigatórios: o nome completo, o número de inscrição no CPF e o endereço de e-mail para onde deverá ser enviado o número do Protocolo de Atendimento. Preenchidos esses campos, é só enviar as informações clicando no ícone "Gerar Protocolo";
5- Em seguida, o internauta deverá abrir sua caixa de e-mail e procurar uma mensagem da Delegacia Virtual com o número do Protocolo de Atendimento. Caso não encontre, deve verificar se sua caixa de mensagens não está cheia ou se seu gerenciador de e-mails não enviou a mensagem da DV para a pasta "Spam" ou "Lixo eletrônico";
6- Aberta a mensagem da Delegacia Virtual, basta clicar na palavra "AQUI" e surgirá automaticamente sua tela de volta à Delegacia Virtual, já com os campos do seu CPF, Nome e Protocolo de Atendimento preenchidos. Em seguida, basta completar a caixa de verificação com os números que aparecerão;
7- Agora, você está dentro da Delegacia Virtual. Registre sua ocorrência preenchendo os campos que aparecerão e, ao terminar o relato da ocorrência, clique em "Finalizar";
8- Em caso de dúvida, no ambiente interno da Delegacia Virtual estão inscritas no cabeçalho as etapas a serem concluídas até a fase de Finalização;
9- No prazo de 24 horas, sua ocorrência será analisada pela Delegacia Virtual e, sendo deferida uma mensagem será encaminhada para seu e-mail orientanto como acessar seu BO. Em seguinda, basta imprimir e assiná-lo para ter valor legal;
10- Quaisquer dúvidas, encaminhe-as pelo e-mail delegaciavirtual@pc.pi.gov.br ou pelos telefones (86)3216-5234 e (86)3216-5253.
Relações Públicas da Polícia Civil