INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Polícia Civil deflagra Operação Segor na microrregião de Picos
09/02/2012 - 09:42  
  
Twitter 
Google+ 
Veículo Ford Fusion e motocicleta Falcon apreendidos

Atualizada às 10h01

Foi confirmada prisão por posse ilegal de arma de fogo, durante cumprimento de mandado de busca, um vereador da cidade de Bocaina. Este nacional foi solto mediante o pagamento de fiança.

Atualizada às 9h18

A Delegacia Geral de Polícia Civil concederá entrevista coletiva às 12h30, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Estarão presentes os delegados Tiago Dias (CICO), Samuel Silveira (DEPRE) e o delegado Geral de Polícia Civil, James Guerra Júnior.

Atualizada às 9h03

Até o presente momento a Operação Segor efetuou a prisão de quinze (15) nacionais na microrregião de Picos e uma prisão em Teresina. Apreendeu centenas de medicamentos vendidos de forma irregular, dentre eles psicotrópicos (tarja preta); caixas de cigarros aparentemente falsificados. Também foi apreendido um jet-ski de propriedade de um dos investigados.

Armas apreendidas: dois revólveres calibre 38, espingarda calibre 28, rifle calibre .22 e munições de diversos calibres. Em alguns alvos dos mandados de busca foi encontrado balança de precisão, pequenas quantidades de maconha, crack e cocaína.

Atualizada às 8h10

Destaca-se como chefe da organização criminosa o nacional de iniciais A. M. G. que comandava  a distribuição de drogas em Picos, após a morte do traficante identificado como Rutácio,  em 2011. Em decorrência da disputa pelo tráfico de drogas na região, ocorreram diversos homicídios nos anos de 2009, 2010 e 2011. No decorrer das investigações foram apreendidos pela DEPRE onze quilos de cocaína, sendo a maior apreensão já feita na cidade de Picos.

Na "Operação Segor" foram expedidos mandados de sequestro de diversos imóveis obtidos através do tráfico de drogas, dentre eles um hotel, um prédio de apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, além de vários veículos automotores. Também foi determinado bloqueio de diversas contas bancárias dos investigados.

Cargas roubadas

No decorrer das investigações de tráfico de drogas e homicídios na microrregião de Picos, descobriu-se também a participação de alguns investigados na receptação e distribuição de  mercadorias roubadas no sul do Piauí e em Estados vizinhos como Pernambuco e Bahia.

Articulação entre instituições cria Núcleo de Enfrentamento ao Crime Organizado (NECO)

A “operação Segor” decorreu de um trabalho integrado entre a CICO, DEPRE,  e Delegacia Regional de Picos, contando com a atuação direta do Ministério Público e do Poder  Judiciário.

Tal integração foi formalizada em reunião realizada no mês de junho de 2011, quando  representantes da Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário formaram o Núcleo  de Enfrentamento ao Crime Organizado (NECO). Ressalte-se a participação do presidente do  Tribunal de Justiça, Desembargador Edvaldo Moura e do Desembargador Erivan Lopes.

Aguarde mais informações.

Atualizada às 7h33

Destaca-se como chefe da organização criminosa o nacional de iniciais A. M. que comandava
a distribuição de drogas em Picos, após a morte do traficante identificado como Rutácio,  em 2011. Em decorrência da disputa pelo tráfico de drogas na região, ocorreram diversos homicídios nos anos de 2009, 2010 e 2011. No decorrer das investigações foram apreendidos pela DEPRE onze quilos de cocaína, sendo a maior apreensão já feita na cidade de Picos.

Na "Operação Segor" foram expedidos mandados de sequestro de diversos imóveis obtidos através do tráfico de drogas, dentre eles um hotel, um prédio de apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, além de vários veículos automotores. Também foi determinado bloqueio de diversas contas bancárias dos investigados.

Aguarde mais informações

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e Núcleo de Inteligência  (NI) deflagrou às 06 horas da manhã desta quinta-feira (9), a "Operação Segor", com o  objetivo de desarticular e prender integrantes de quadrilhas que atuam na microrregião de  Picos. Tais quadrilhas são especializadas em tráfico de drogas, receptação de cargas roubadas e homicídios.

A Operação Segor visa dar cumprimento a 22 mandados de prisão e 28 mandados de busca e  apreensão, expedidos pelo Juiz da 4ª Vara de Picos. As investigações foram comandadas  pelos elegados Tiago Dias (CICO) e Samuel Silveira (DEPRE).

As prisões e buscas acontecem em seis cidades: Picos, Jaicós,  Bocaina, Santo Antônio do Lisboa e na capital, Teresina. Participam da operação equipes da CICO, DEPRE, NI, SOE, GAM, policiais das delegacias regionais de Picos, Oeiras, Piracuruca, Campo Maior e Água Branca. Também dão suporte à  “Segor” policiais militares de Oeiras, Picos, GATE, RONE,  e Polícia Rodoviária Federal. Participam também auditores e técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado.

Relações Públicas da Polícia Civil (Em Picos)

 

Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.