A polícia civil realizou na manhã desta quinta-feira (9) a destruição de 86 armas de fogo que foram apreendidas em operações ou entregues pela população no Programa de Entrega Voluntária de Arma, da Campanha de Desarmamento.
A imprensa piauiense repercutiu essa operação de forma positiva, dando destaque em vários sítios de internet e registrada pelas equipes de televisão.
Também foi destaque, dentre as armas apresentadas ao 25º BC, a identificação de uma Pistola Browning 1900, arma considerada rara, projetada nos Estados Unidos e fabricada na Bélgica, uma das primeiras pistolas semi-automáticas a ser produzida em larga escala. Pesquisa realizada pelo Agente I.K.M.C., da GAM, apontou que o modelo foi desenvolvido por John Moses Browning (1855-1926), um dos armeiros mais talentosos da história da humanidade, e serviu de base para todas as outras pistolas desenvolvidas até então no mundo, sendo a base das pistolas Colt.
Segundo o delegado João Paulo de Lima, Gerente da GAM, a referida pistola não será destruída, devendo ser submetida a exame de constatação de seu valor histórico, pelo Exército Brasileiro e, em seguida, encaminhada para museus das Forças Armadas ou das instituições policiais, nos termos do § 1º, do art. 65, do Decreto nº 5.123/2004, que regulamenta o Estatuto do Desarmamento.
O Gerente da GAM ressaltou que quem quiser entregar sua arma, deve se encaminhar a um dos postos de recebimento, como a própria Gerência de Armas e Munições da Polícia Civil (
gam@pc.pi.gov.br - fone 3216-5228) e, após a entrega da arma, receberá uma indenização que varia de R$ 100,00 a R$ 300,00.
Relações Públicas da Polícia Civil