Atualizada às 11h10 do dia 09 de março de 2012
O Delegado Samuel Silveira confirmou que, após diligências na manhã desta sexta-feira, mais dois nacionais foram presos, em cumprimento aos mandados de prisão concernentes à Operação Suricate.
Atualizada às 16h46
O delegado Samuel Silveira, titular da DEPRE, a delegada Adriana Xavier e o Gerente de Polícia Metropolitana, delegado Flávio Rangel concedem entrevista coletiva na Academia de Polícia.
Atualizada às 16h01
Neste momento dois flagrantes estão sendo lavrados na Central de Flagrantes de Teresina, relacionados à Operação Suricate. Materiais apreendidos são contabilizados no auditório da Acadepol. Na casa do indivíduo identificado com "Cleiton Ventão" havia, também, sistema de monitoramento por câmera.
Atualizada às 15h59
Na pequena fortaleza em que criminosos vendiam e distribuíam drogas na zona norte de Teresina, localizada na rua Alto Longá, haviam câmeras de segurança pelas quais os traficantes analisavam a movimentação dos pedestres, e por meio das imagens escolhiam quem poderia entrar nas casas, e inclusive, saber da passagem de viaturas policiais.
Atualizada às 15h23
A operação deflagrada no início da tarde desta terça-feira teve como alvos pontos de venda e distribuição de drogas no bairro Primavera, na zona norte, em Teresina. Até o momento nove pessoas foram presas, dentre elas duas mulheres. Foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e munições, também foram apreendidos um veículo marca Siena, caracterizado como táxi e motocicleta.
Aguarde mais informações
A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, às 13 horas de hoje (08), a Operação “Suricate”, resultado de investigações iniciadas há dez meses para combater o tráfico de drogas na capital do Piauí, coordenadas pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – DEPRE e Núcleo de Inteligência e Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO).
A Operação Suricate visa desarticular organização criminosa responsável pela distribuição e comercialização de drogas na região norte de Teresina e que possuía uma pequena fortaleza com vários empregados do tráfico, onde as atividades delituosas eram distribuídas em tarefas específicas, tais como olheiros, porteiro, gerente financeiro, e etc.
Depois de meses de investigação e diante das provas coletadas, indicando incidência nos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes (art. 33 da Lei nº 11.343/06), associação ao tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06) e lavagem de dinheiro (art. 1º, I, da Lei nº 9.613/98), foram solicitados pela DEPRE e deferidos pelo Juiz da 7ª Vara Criminal de Teresina, Dr. Almir Abib Tajra Filho, após parecer favorável do Ministério Público do Estado, 20 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, a serem cumpridos por aproximadamente 80 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí. Participam, também, integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE).
A Operação “Suricate” foi assim denominada em referência a um pequeno mamífero nativo do deserto do Kalahari, que tem como característica a tarefa de vigia e proteção das crias da comunidade, indicando a aproximação de um predador, semelhante aos “olheiros” que compunham a organização criminosa chefiada pelo traficante conhecido pela alcunha de “Cleiton Ventão”.
Relações Públicas da Polícia Civil
In Loco