A Campanha do Desarmamento do Ministério da Justiça já evitou que várias vidas fossem ceifadas, e recolheu milhares de armas de fogo em todo o país, colaborando em muito para a redução nos homicídios.
Muitas pessoas ainda possuem arma em casa e não sabem como entregá-la voluntariamente e receber a devida indenização da Campanha Nacional do Desarmamento.
Conheça o passo-a-passo da entrega voluntária de arma de fogo e munição:
1- Onde Entregar
As polícias civis, militares, federal e rodoviária federal possuem postos de recebimento de armas de fogo. A Gerência de Armas e Munição da Delegacia Geral é um dos postos da Polícia Civil credenciados ao recebimento. Estamos sempre disponíveis nos telefone (86)3216-5228 e pelo e-mail gam@pc.pi.gov.br;
2- Como Entregar
Antes de ir ao posto credenciado, pegue a Guia de Trânsito na página www.entreguesuaarma.gov.br, opção Como Entregar. Com a guia na mão, você não terá problemas para transportar a arma. Se tiver munição, deixe separada da arma.
3- A Entrega
Ao entregar a arma, não é necessário apresentar documento nem dizer seu nome. Não há risco de ser preso ou processado, mesmo que o armamento já tenha sido utilizado em alguma irregularidade. Os artefatos serão inutilizados.
4- A Indenização
Você vai receber um protocolo e fará uma senha para sacar a indenização em postos de autoatendimento ou em agências do Banco do Brasil. O dinheiro estará disponível um dia útil depois da entrega e até 30 dias depois. O valor é de R$ 150,00 a R$ 450, a depender do tipo da arma.
Relações Públicas da Polícia Civil