Com o decreto, o Governo proporciona aos servidores públicos estaduais, da administração direta, indireta, autárquica e fundacional, a possibilidade de utilização dos dias da Semana Santa no cumprimento de suas obrigações religiosas, como é de costume. O ato, entretanto, não deve trazer prejuízos aos serviços essenciais, sobre os quais decidirá o gestor responsável por cada órgão. O decreto é baseado na Constituição Estadual, nos Incisos I, V e VI do Artigo 102.
O Governo do Estado considerou o deslocamento de várias pessoas para outras regiões do Piauí ou mesmo do Brasil. Várias cidades piauienses contam com encenações ou celebrações tradicionais. Em Oeiras, por exemplo, já foi realizada a procissão de Nossa Senhora dos Passos e nesta quinta-feira, a cidade recebe grande número de turistas para o tradicional Fogaréu. Na sexta, a Procissão do Senhor Morto percorre as ruas do centro histórico.
Em Floriano, um dos maiores atrativos é o espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há 17 anos, na Cidade Cenográfica, o espetáculo é encenado pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro (Escalet) e conta no elenco com 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas.
Fonte: Governo do Estado do Piauí