INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Congresso cria tipo penal para quem exigir garantia de atendimento médico emergencial
02/06/2012 - 13:21  
  
Twitter 
Google+ 
.

Após aprovação no Congresso Nacional, a Presidente da República, Dilma Russef, sancionou a Lei 12.653/2012, do Executivo, que aumenta a pena para instituições e profissionais que condicionarem o atendimento médico emergencial a qualquer tipo de garantia financeira (cheque-caução ou nota promissória).

Anteriormente, esse tipo de prática podia ser enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não havia referência expressa quanto ao não atendimento urgente de saúde.

A pena imposta pelo novo crime é detenção de três meses a um ano e multa, podendo essa ser aplicada em dobro quando da prática resultar lesão corporal grave, e até ao triplo em caso de morte. Hoje, a punição prevista para omissão de socorro é de detenção de um a seis meses ou multa, aumentada da metade, se dela resultar lesão corporal grave, e triplicada, no caso de morte.

O Sistema de Boletim de Ocorrência - SisBO e o Sistema de Procedimentos Policiais - SISPROCEP, da Polícia Civil do Estado do Piauí, já estão atualizados com esse novo tipo penal vigente na legislação pátria.

Relações Públicas da Polícia Civil

Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.