INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Polícia Civil deflagra operação Skimming e cumpre mandados em Teresina e Natal(RN)
18/07/2012 - 04:40  
  
Twitter 
Google+ 
Material apreendido em Natal (RN)

Atualizada às 12h36

Em entrevista coletiva na sede da CICO os resultados da Operação foram apresentados à sociedade. Veja o video explicativo produzido pelo Núcleo de Inteligência sobre a Operação Skimming que prendeu oito nacionais em Teresina e Natal (RN).

Veja o vídeo da Operação Skimming AQUI

Atualizada às 11h30

Veja fachada do prédio onde mandados foram cumpridos na cidade de Natal (RN).

Atualizada às 10h19

Polícia Civil encontra em Natal as anotações com números dos cartões de crédito das vítimas que foram lesadas em Teresina. 

Veja o vídeo das anotações AQUI.

Atualizada às 10h11

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da DEICOR, e a Polícia Civil do Piauí por meio da CICO deram cumprimento aos dois mandados de prisão na cidade de Natal. 

Veja o vídeo da prisão AQUI.

Atualizada às 8h49

Equipes na CICO contabilizam parte do material apreendido que já chegou à sede da Comissão. Dentre os equipamentos apreendidos estão computadores, mídias removíveis, aparelhos de som, e documentação referente às supostas transações criminosas.

Atualizada às 8h45

Equipes da Comissão Investigadora do Crime Organizado e Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública confirmaram prisão de casal em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte.

Atualizada às 8h40

Confira momento em que policiais encontram material guardado em depósito durante cumprimento de mandado AQUI.

Atualizada às 8h33

Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, os nacionais que eram alvos do cumprimento de mandado de prisão já se encontram na CICO, e estão sendo interrogados. Parte do material apreendido já está sendo contabilzado.

Atualizada às 8h09

Veja vídeos do cumprimento dos primeiros mandados AQUI.

Atualizada às 7h11

Na sede da Comissão Investigadora do Crime Organizado já estão sendo interrogados quatro dos sete nacionais presos na Operação Skimming. Equipes policiais continuam em campo, juntos aos fiscais da Secretaria de Fazenda, promovendo diligências para dar cumprimento aos mandados de busca e apreensão.

Nota Oficial

A Polícia Civil do Piauí deflagrou às 6 horas desta quarta-feira (18) a Operação Skimming, em Teresina, no intuito de cumprir sete mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. Esta ação policial visa desarticular quadrilha especializada em estelionatos cometidos no comércio local. Mandados de prisão também serão cumpridos em Natal, no Rio Grande do Norte.

As investigações concernentes à Operação Skimming iniciaram há três meses, quando foram identificados indivíduos que trabalhavam em estabelecimentos comerciais (especialmente postos de combustíveis) e, por operarem as máquinas de débito e crédito, obtinham rapidamente dados dos cartões do cliente, principalmente número do cartão de crédito, vencimento e código de segurança.

De posse dos dados, parte da quadrilha em Teresina repassava ao grupo que operava em diversos estados da federação, manuseando as informações dos cartões de crédito e clonando-as. Sabe-se que os indivíduos que operavam o esquema na capital eram remunerados conforme a quantidade de dados de cartões arregimentados e enviados ao líder da quadrilha situado em Natal-RN.

Sem ter contato com o primeiro grupo que conseguia os dados bancários, outra célula criminosa do mesmo esquema oferecia o serviço de venda de passagens aéreas, inclusive por meio de redes sociais, com descontos que variavam de 50 a 80 por cento do valor da tarifa cheia. Varias passagens eram adquiridas por “camelôs” do Shopping da Cidade desta capital que viajavam à São Paulo no intuito de adquirir produtos falsificados e/ou contrabandeados para serem vendidos no comercio informal de Teresina.

Segundo informações preliminares colhidas pelos investigadores, toda quadrilha efetuou golpe de aproximadamente R$ 500 mil em Teresina, tendo sido identificados em poder da quadrilha dados pessoais de cerca de mil consumidores somente no Piauí.

A Operação Skimming foi assim denominada em alusão ao verbete da língua inglesa que traduz-se ao português como "leitura rápida", maneira pela qual a quadrilha obtinha os dados dos cartões magnéticos, principalmente o CVV, Código Verificador de Validade, desses cartões bancários.

Haverá entrevista coletiva às 11 horas desta quarta-feira (18) na sede da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO).

Relações Públicas da Polícia Civil

Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.