Atualizada às 9h36
Segundo relatório parcial repassado pela Delegada Andréa Magalhães, foram confirmadas as prisões de oito pessoas na Operação Aspásia. São dois nacionais do sexo masculino e seis nacionais do sexo feminino. Equipes de policiais ainda diligenciam para efetuar mais prisões. Parte do material apreendido está sendo trazido à Comissão Investigadora do Crime Organizado. Documentos comprobatórios da movimentação financeira e dados de transações bancárias também foram encontrados e trazidos às bases da operação.
Atualizada às 8h31
Veja video do cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão em uma das boates alvo AQUI.
Atualiada às 8h02
Foi confirmado pela delegada Daniela Barros que uma adolescente foi conduzida coercitivamente, conforme mandado judicial expedido para tal fim.
Atualizada às 7h38
Veja video de uma das suítes da Boate alvo do mandado de busca e apreensão AQUI.
Atualizada às 7h34
A Delegada Andréa Magalhães está interrogando na sede da Comissão Investigadora do Crime Organizado a nacional E. L. D. O, proprietária de um dos estabelecimentos comerciais alvo dos mandados de busca e apreensão. Contra a nacional também pesa mandado de prisão temporária.
Atualizada às 7h29
Dentre os materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão estão comprovantes de pagamentos, material publicitário de eventos que fazem alusão à prostituição. Um proprietário de sítio de internet onde mulheres são anunciadas para essas práticas já está preso e sendo interrogado.
Atualizada às 7h09
Veja vídeo de um dos locais alvos do mandado de busca e apreensão AQUI.
Atualizadas às 6h56
Equipes de delegados e escrivães já pegam os primeiros depoimentos das pessoas conduzidas coercitivamente por força de mandado judicial. Já foram confirmadas quatro prisões, dentre elas de três nacionais do sexo feminino.
Atualizada às 6h16
A Polícia Civil já deu cumprimento ao mandado de prisão temporária em desfavor da nacional E. L. D. O, proprietária de conhecido estabelecimento comercial que, segundo aponta inquérito policial, é local de exploração da prostituição. Também estão sendo cumpridos os mandados de condução coercitiva. Parte do material apreendido já está sendo trazido às bases da operação.
Nota Oficial
A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, às 06 horas desta terça-feira (14), a Operação Aspásia, resultado de investigações iniciadas há 15 meses para combater crimes de favorecimento à prostituição e tráfico interno de pessoas praticados na cidade de Teresina.
A Operação Aspásia visa desarticular organizações criminosas responsáveis pela cooptação de mulheres à prostituição e exploração sexual destas, valendo-se, inclusive, do uso da Internet para divulgar anúncios comerciais com esse fim. A Polícia Civil do Piauí identificou três organizações que mantinham sob fachada de estabelecimentos comerciais lícitos locais destinados à exploração da prostituição e tráfico interno de pessoas.
Diante das provas coletadas foram solicitados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e deferidos pela autoridade judiciária competente após parecer favorável do Ministério Público do Estado, mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, bem como o fechamento de cinco sítios de internet relacionados aos crimes em tela. Todos esses mandados serão cumpridos por 50 policiais civis.
Dentre os alvos dos mandados de busca estão os conhecidos estabelecimentos comerciais Boate Beth Cuscuz e Boate Copacabana, localizados nos bairro Cristo Rei e Dirceu Arcoverde, respectivamente.
A Operação Aspásia foi assim denominada em alusão à mulher da Grécia Antiga que foi uma das amantes de Péricles e encontrava-se no mais alto patamar das prostitutas da Grécia, personalidade detentora de poder, que teve sob sua rédea homens gregos de grande poder.
Haverá entrevista coletiva às 11 horas desta terça-feira, na Academia de Polícia Civil do Piauí.
Relações Públicas da Polícia Civil
In loco