A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) promoveu na manhã desta sexta-feira, (31), o fórum de discussão sobre temáticas relevantes, que destacou o enfrentamento à homofobia nos seus principais pontos de debate e a implementação de políticas públicas para a população LGBT.
Joseane Borges, coordenadora de enfrentamento à homofobia da Diretoria de Direitos Humanos da Sasc, falou de como é salutar o debate sobre o tema do fórum, Direitos Humanos e Homofobia. “Discutiremos vários aspectos sobre o que é a homofobia, com um enfoque de como ela se apresenta nos dias de hoje. A homofobia nas escolas, assistência social e cidadania para aqueles que são vítimas dessa forma desumana de tratamento, é com toda a certeza, um ponto importantíssimo em nossos debates, ao passo que, vislumbramos momentos positivos pelo fato das ações LGBT estarem sendo implementadas”, destaca.
A Diretora de Unidade dos Direitos Humanos da Sasc, Cícera Andrade, pontua a discussão como algo positivo, principalmente, no que diz respeito ao fato de levar ao conhecimento do tema homofobia para os servidores da Sasc. “O fórum possibilita levarmos aos servidores a discussão e conhecimento do assunto. É a chance, por que não?!, de tentarmos diminuir muitas formas de preconceito e proporcionarmos o respeito a dignidade humana, que é a tônica de nossa secretaria”, afirma Andrade.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Sebastião Mendes, esteve presente e classificou o evento como algo oportuno e instigante. “É interessante essa discussão para que haja uma efetiva articulação entre os órgãos e a sociedade organizada. Nós, do Conselho dos Direitos Humanos temos a oportunidade com esses encontros, apresentarmos nossos trabalhos, e com isso, fazer uma ampla divulgação”, pontua Mendes.
Jamila Emerito, diretora técnica da Sasc, fala do papel desses fóruns de discussão. “Foi uma idealização da Diretoria Técnica fomentar o conhecimento por meio desses encontros e proporcionar que cada diretoria da Sasc faça e apresente seus temas para um debate interessante e enriquecedor”, pontua.
Homofobia
Rejeição e/ou aversão a qualquer forma de expressão da sexualidade diferente dos padrões heteronormativos. A homofobia frequentemente é manifestada em inúmeras ações discriminatórias.
Fonte: Ccom