INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Operação conjunta apreende mais 37 kg de cocaína, fuzis e munição em Piripiri
14/09/2012 - 22:01  
  
Twitter 
Google+ 

Atualizada às 11 horas do dia 14 de setembro de 2012


O armamento apreendido em poder dos dois nacionais foi um fuzil AK 47 calibre 7.62x39mm, com dois carregadores, sendo um de polímero e outro de aço, com capacidade para 20 e 30 cartuchos, respectivamente; uma submetralhadora Madsen, calibre 9mm, acompanhada de um carregador com capacidade para 30 cartuchos; um fuzil HK G3, calibre 7.62x51mm, acompanhado de um carregador para 20 cartuchos; 640 munições calibre 7.62x39mm; 100 munições calibre .30M1; 64 munições calibre 7.62x51mm. Também foram apreendidos 37 kg  e 288 g de cocaína.

Veja o vídeo com o armamento, AQUI.

Veja o instante em que material é encontrado na boleia de caminhão, AQUI.

Especialista faz análise técnica do armamento apreendido

Segundo Agente de Polícia Civil do Piauí, especialista em armamento e tiro, o equipamento apreendido na operação é similar ao utilizado pelos Exércitos da Alemanha (HK G3) e países do Leste Europeu (AK47). Tais armamentos são de uso exclusivo das Forças Armadas e auxiliares por apresentar grande poder de fogo e alta letalidade.

"Um disparo de fuzil desse tipo pode perfurar blindagens de carro-forte, transfixar paredes, alcançar longas distâncias, com poder de letalidade a distâncias superiores a 1,5 quilômetro. Somente algumas unidades que compõem o sistema de segurança pública dispõem de coletes balísticos capazes de  proteger de tais disparos. Os grupos criminosos organizados escolherem armamentos com essas características pela capacidade de intimidação de qualquer reação durante a prática dos crimes", explica o especialista.

Na análise técnica do agente de polícia civil especialista no assunto, a imprensa tem noticiado vários roubos praticados por quadrilhas organizadas em que a utilização de dois ou três armamentos como esses, associados a duas armas curtas, é suficiente para fazer refém toda a população de municípios de pequeno e médio porte durante uma ação criminosa, rendendo inclusive as forças de segurança pública. 

"Esses equipamentos chegam ao país através do contrabando, atravessando as fronteiras secas de países do Mercosul", explica o Agente de Polícia Civil do Piauí, especialista em armas de fogo.

 Os nacionais S. B. T. e M. V. D. S. foram presos em flagrante.

Na noite desta quinta-feira, 13, uma operação conjunta das Polícias Civis do Piauí, Maranhão e Polícia Militar, conseguiu localizar e prender dois nacionais que traziam para o Piauí mais de 30 quilos de pasta base de cocaína na forma de crack, fuzis e grande quantidade de munição.

Os nacionais foram abordados na cidade de Piripiri por policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), Delegacia Regional de Campo Maior, Polícia Militar de Piripiri e policiais civis do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança e policiais militares do serviço reservado (PM2).

A operação foi desencadeada com base em informações arregimentadas pelo núcleo de inteligência da SSP, Polícia Civil do Maranhão e PM2 da PM-PI. Segundo informes preliminares, nacionais foram abordados num caminhão e serão trazidos à CICO, juntamente com os materiais apreendidos. Pelo que foi investigado, os fuzis seriam utilizados em roubos à instituições financeiras no Piauí e também no Estado do Ceará.

Haverá entrevista coletiva às 10 horas da manhã, na sede da Comissão Investigadora do Crime Organizado.

Relações Públicas da Polícia Civil

Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.