INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Programa Brasil Mais Seguro completa dois meses com redução da criminalidade
18/09/2012 - 18:03  
  
Twitter 
Google+ 
.
O Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, implementado em 26 de junho nos municípios de Maceió e Arapiraca, chega aos dois meses com redução no número de crimes violentos letais intencionais, ou seja, homicídio doloso, resistência com resultado morte, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Em Maceió, houve diminuição de 7,52% no índice, já em Arapiraca, 37,14%. O programa também registrou reflexo no estado como um todo, que apresentou queda de 5,05% nos crimes letais.

A iniciativa do governo federal é um pacto pela redução de crimes violentos cujo piloto, em Alagoas, prevê o enfrentamento ao crime organizado, ações estruturantes na área de Perícia e Justiça Criminal, implantação da polícia de proximidade com repressão qualificada, incluindo o monitoramento e a ocupação de áreas onde são registrados os maiores índices de crimes violentos. Também abrange a campanha de desarmamento para reduzir o número de armas em circulação e a promoção da cultura de paz na sociedade.

Em dois meses de programa, foram realizadas prisões de grandes traficantes locais e quadrilhas de latrocidas. A população reagiu e aumentou os telefonemas ao disque denúncia em 16,20%, sendo que 46% dos telefonemas foram denúncias sobre tráfico de drogas e 12% de homicídios.

Uma comitiva do governo federal esteve em Maceió para reunião de avaliação do Programa Brasil Mais Seguro no Gabinete de Gestão Integrada e anunciou a expansão para Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Serão instaladas sete novas bases comunitárias em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro.

A Força Nacional recebeu o reforço de 15 motos que foram empregadas no policiamento ostensivo em toda Região Metropolitana de Maceió, com as motos, fica facilitada a entrada da polícia nas grotas, zonas de vulnerabilidade na cidade de Maceió. As apreensões de armas de fogo mantiveram o aumento em comparação a 2011 de 15,61%. Foi instalado um núcleo de análise criminal, que realizará trabalho intensivo nos próximos três meses. Além disso, foi registrado o índice de 69
Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.