INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
8º Distrito policial mais uma vez é destaque na imprensa pela elucidação de homicídios
20/11/2012 - 09:19  
  
Twitter 
Google+ 
.

 Mais uma vez o 8º Distrito Policial de Teresina é destaque na imprensa local pela elucidação de crimes de homicídio. Desta vez, investigadores daquela unidade policial elucidaram assassinato ocorrido no último sábado, 17, em um bar na zona sudeste de Teresina. A pessoa de nome Valderi Matias de Oliveira, 34 anos de idade, foi atingido por disparo de arma de fogo, e morreu no local. Outra pessoa também foi baleada na mesma ação criminosa, motivada por vingança. Tragédia ainda maior foi o fato das vítimas terem sido atingidas por engano, quando na verdade os criminosos queriam assassinar cinco outras pessoas que estavam no mesmo estabelecimento comercial.

O crime ocorreu por volta das 20h, no último 17, na rua São Jorge, no bairro Dirceu II. Segundo o delegado de polícia Jefferson Calume, titular delegacia, “há certeza que as vítimas eram trabalhadores e cidadãos de bem e foram baleados por engano. A motivação desse crime tanto pode ser acerto de contas decorrente da disputa pelo tráfico de drogas ou divisão de produtos de roubo, já que todos que estavam no bar, com exceção das vítimas, tem passagem pela polícia”, explica o delegado Jefferson Calume.

Alta resolutividade dos crimes de homicídios


Os policiais civis lotados no 8º Distrito Policial de Teresina tem se destacado pela elucidação dos crimes de homicídio na capital. O índice de resolutividade está acima dos 85%.

 Todo crime tem uma motivação


"Todo crime tem uma motivação, e o crime contra a vida não é diferente. Por mais que seja obscura e difícil de visualizar a cena e as circunstâncias do homicídio ou da tentativa do homicídio é por aí que começamos", explica o delegado.

Uma das técnicas utilizadas pelo DPC Jefferson Calume é estimular sua equipe a interagir com a comunidade. "Eu, pessoalmente, costumo atender os familiares das vítimas de homicídio da nossa circunscrição. Nós chamamos as famílias das vítimas para fazer o acompanhamento dos nossos trabalhos. Não revelamos detalhes da investigação porque isso não cabe, mas damos explicações sobre o que estamos fazendo para elucidar o caso. Criamos uma relação de respeito e confiança com a família", diz o delegado.

A autoridade policial destaca que essa interação com a família das vítimas tem dado retorno às investigações e estreitado os laços com a comunidade daquela circunscrição do 8º Distrito Policial. "Quando nos deparamos com um crime de difícil elucidação nós vamos ao encontro da comunidade, vamos sempre ouvir as pessoas com cuidado, e mantemos o foco, por mais que as informações não cheguem no ritmo que queremos. Sou Brasileiro e não desisto nunca. Por mais que o crime pese só escuridão, todo crime tem ua motivação, enfrentamos todos esses empecilhos e conseguimos chegar à autoria, mesmo que demore", esclarece o delegado.

Relações Públicas da Polícia Civil
Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.