A Força Nacional de Segurança Pública promoveu, entre os dias 10 e 15 de dezembro, em Ponta Porã/MS, um es-tágio de readaptação com 25 policiais militares de diversos estados do país que treinam cães farejadores para lo-calizarem drogas escondidas em locais de grande fluxo de pessoas e mercadorias.
Com o objetivo de fortalecer o combate ao narcotráfico na faixa de fronteira, em apoio às ações da Polícia Federal e órgãos estaduais de segurança, o curso aprimorou o conhecimento dos profis-sionais no que diz respeito aos novos procedimentos técnicos e táticos ope-racionais vigentes nas missões da Força.
Cada policial levou para a capacitação o cachorro com o qual já trabalha em seu estado de origem. O treinamento permite desenvolver doutrinas padroni-zadas de emprego desses animais nas ações de varredura e reconhecimento do cheiro de droga em ambientes e veículos, além de ajudar no enfren-tamento ao tráfico de armas e pes-soas, crimes ambientais e contra-bando. Depois do estágio, os binô-mios (policial + cão) serão distribuí-dos nos oito estados de fronteira nos quais a Força Nacional atua (AC, AM, AP, MS, PA, PR, RO e RR).
As ações fazem parte da Operação Enafron e já resultaram este ano na prisão em flagrante de 277 suspeitos, na abordagem a 470.514 pessoas e na apreensão de 4.422 quilos de ma-conha, 175 quilos de cocaína e 12 quilos de crack. Desse total de drogas apreendidas entre janeiro e 6 de de-zembro, 40% foram encontradas com ajuda de cães farejadores.
Fonte: Ministério da Justiça