A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na tarde da última quinta-feira, 04, operação policial denominada Sicário, com o fito de cumprir mandados de prisão e mandados de busca e apreensão na cidade de Picos. A operação foi coordenada pela Delegacia Regional de Picos, Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no cometimento de homicídios por encomenda.
Dois dos responsáveis pelo homicídio do empresário Epaminondas Feitosa, morto no último dia 08 de junho de 2013, foram presos no final da tarde desta quinta-feira, 04. A Polícia Civil apreendeu também as duas armas de fogo utilizadas na prática do crime.
Participam da operação 20 policiais civis, dentre eles os delegados Tales de Moura Gomes, presidente dos inquéritos cuja apuração se concentra na elucidação de homicídios praticados naquela cidade, Menandro Pedro Lopes da Luz (GRECO) e Danúbio Dias (DRPC Picos).
Segundo as investigações concernentes à Operação Sicário, os integrantes da organização criminosa, foco desta ação policial, eram contratados para assassinar pessoas naquela região. Sicário é a primeira etapa de um conjunto de operações na circunscrição de Picos.
O verbete sicário tem origem na palavra latina sica, como era conhecido um pequeno punhal curvo ou adaga, que se podia facilmente ocultar debaixo da roupa, ou mesmo na palma da mão. Era punhal usado sobretudo pelos povos Trácios (região histórica no sudoeste da Europa, onde hoje está dividida entre Grécia, Turquia e Bulgária), tidos como criminosos mercenários pelos antigos romanos.
Haverá entrevista coletiva na Delegacia Regional de Picos às 09 horas da manhã desta sexta-feira, 05 de julho de 2013.