A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, através do GRUPO DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – GRECO e do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA – NI, deflagrou, às 06 (seis) horas de hoje (16.07.13), a OPERAÇÃO “ALCATEIA”, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação em Teresina-PI, José de Freitas-PI e Timon-MA.
No início deste ano ocorreu um roubo a caixas eletrônicos localizados no IPMT em Teresina – PI. A partir daí foram iniciadas investigações que terminaram na descoberta de um grupo criminoso responsável por diversos outros roubos, principalmente “saidinhas bancárias”.
Visando combater esta organização criminosa com atuação em Timon-MA, José Freitas – PI e Teresina – PI, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO desencadeou a operação ALCATEIA, que faz alusão ao substantivo coletivo, que significa quadrilha formada por ladrões/malfeitores.
Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados pelo GRECO e deferidos pelo JUÍZ DA 7ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TERESINA-PI, Dr. Almir Abib Tajra Filho, 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 12 (doze) mandados de busca e apreensão, cumpridos por aproximadamente 100 (cem) policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ E DO MARANHÃO, POLICIA MILITAR DO PIAUI, além do apoio operacional do Suporte de Operações Especiais – SOE, DEPRE, Delegacia Regional de Floriano – PI, e da RONE - Rondas Ostensivas de Natureza Especial).
Por fim, informo que será concedida entrevista coletiva, às 09h30, a ser realizada na sede da ACADEPOL, com a presença do Delegado Geral e dos Delegados do GRECO responsáveis pelas investigações.
Del. MENANDRO PEDRO LOPES DA LUZ
Presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado - GRECO