A Gerência de Armas e Munição da Polícia Civil do Piauí, em operação promovida nesta quarta-feira, dia 30 de outubro de 2013, enviou 100 armas à destruição junto ao Exército Brasileiro. As armas enviadas não interessavam à persecução penal, na forma da lei e algumas são fruto da entrega voluntária da Campanha do Desarmamento.
As armas foram recebidas pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), setor competente do Exército Brasileiro. Segundo o Delegado João Paulo de Lima, Gerente de Armas e Munição da Polícia Civil do Piauí foi um procedimento de praxe.
"As destruições de armas de fogo, como a que ora realizamos, além de objetivar que seja retirado o máximo de armas do alcance de pessoas não autorizadas à posse e ao porte, dá à sociedade o sentimento de segurança e faz revigorar a cultura de paz que tanto almeja o espírito do Estatuto do Desarmamento", explica o delegado João Paulo de Lima, gerente da GAM.
Durante os procedimentos de conferência dos artefatos, os canos das armas e seus mecanismos internos foram parcialmente destruídos, tornando-os inservíveis para uso bélico. Posteriormente serão fundidos em altos fornos e serão reciclados em outros materiais.
Relações Públicas da Polícia Civil