Piauí tem mais um projeto aprovado na SENASP e receberá investimentos na produção de estatísticas criminais
A Secretaria de Segurança classificou- se certame referente ao edital nº 05 de 2013 da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Senasp, o projeto aprovado destina-se a prover os ganhadores com verbas para obtenção de sistema de qualificação de dados estatísticos. Todos os Estados puderam participar e o Piauí teve o projeto Programa de Informação Integrado em Segurança Pública aprovado em 9º lugar e será contemplado com a aquisição de software de análise de dados estatísticas referentes a criminalidade no Piauí. Com a aprovação do projeto o Piauí receberá R$ 696.112,39.
Participaram da comissão que elaborou o projeto a delegada Eugênia Villa, o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar e o perito Criminal Saulo Varão. Segundo o delegado João Marcelo , além do software, os recursos serão utilizados na qualificação dos profissionais em segurança pública das três instituições: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, na coleta, tratamento e processamento de dados estatísticos. Dentre os cursos, destacam-se o de Análise Criminal e o de Metodologia da Pequisa.
A aprovação desse projeto é importantíssima para a política de qualificação dos dados estatísticos referentes à criminalidade no Piauí. Significa que poderemos acompanhar em tempo real a produção de tais dados, utilizando-se de recursos de georeferenciamento e outros inerentes a tecnologia de business intelligence, BI. Com a implementação do sistema certamente será criado mais um parâmetro que direcionará a ações das policias no Estado, é o que afirma o delegado João Marcelo que é o representante do Nordeste na Câmara Temática de Estatística e Análise Criminal do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública, Prisional e Sobre Drogas, SINESP.
Relações Públicas da Polícia Civil