A Fazenda da Paz realizará, nos dias 7 e 8 de novembro, o VI Fórum Social sobre Drogas no Estado do Piauí com o tema Drogas! Desafios para Educação. O evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça e terá como um dos palestrantes Dr. Vitore André Zilio Maximiliano, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Também estarão presentes o governador do Estado, Wilson Martins, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e representantes da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas).
Em sua sexta edição, o Fórum sobre Drogas do Estado do Piauí destaca os desafios da educação na recuperação, tratamento e combate ao uso de entorpecentes. O evento já é consolidado e ressalta um trabalho de longa data desenvolvido pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz. A complexidade do assunto drogas e sua ação no indivíduo e em cadeia levam a pensar desde a prevenção geral, como também no tratamento e reinserção dos usuários em tratamento, diante disso a temática escolhida se torna imprescindível.
Fórum sobre drogas ressalta os desafios da educação na sexta edição
Segundo explica o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, todas as edições do fórum possuem uma temática específica que é debatida e em seguida desenvolvida ações práticas em torno dela. "Desde 2001, nós discutimos várias outras temáticas e elas resultaram em ações práticas que são visíveis. O Piauí é um Estado pioneiro em ações e políticas públicas de tratamento e combate ao consumo de drogas. Inclusive já virou lei. Isso tudo é resultado das discussões realizadas e das ações promovidas em conjunto com a Fazenda da Faz", reiterou.
A Fazenda da Paz, idealizadora desse evento, é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal e pensando nos desafios da reinserção do dependente químico no seio da família, destaca a importância da educação nesse processo. "O papel da escola na formação do indivíduo é fundamental. Quando envolvido na dependência química, o cidadão em geral perde o vínculo com a educação formal, e recolocá-lo nesse ambiente colabora para um tratamento mais eficiente", comenta Célio Barbosa.
"Os professores e profissionais que trabalham no Centro Educacional Padre Pedro Balzi passaram por um processo de adaptação para que pudessem executar as suas atividades na escola, do mesmo modo os outros profissionais precisam de qualificação para trabalhar essas questões", comenta o coordenador geral. Já são desenvolvidos no seio da Fazenda da Paz, programas da Seduc como Eja, Brasil Alfabetizado, Pronatec, e o Mais Saber, além de cursos intensivos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.
Fonte: Seduc (divulgação)