A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil do Estado do Piauí vêm, por meio da presente nota, expressar votos de pesar pelo falecimento do Perito Criminal, aposentado, Delfino Vital da Cunha Araujo, ocorrido neste sábado, dia 23 de novembro de 2013. Seu corpo está sendo velado na Funerária Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa, Centro/Sul, em Teresina.
O sepultamento está previsto para ocorrer às 11h da manhã deste domingo (24/11/2013), no Cemitério São José, situado na Rua Rui Barbosa, em frente ao Instituto de Educação Antonino Freire, Centro-Norte de Teresina-PI.
A história de Delfino Vital da Cunha Araujo, nascido em 20/06/1939, um dos mais bem abalizados peritos do Norte/Nordeste do Brasil, confunde-se com a história do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Piauí, motivo pelo qual, tendo prestado significativa contribuição à Polícia Judiciária deste Estado, foi homenageado emprestando seu nome para o atual Instituto de Criminalística deste Estado.
Delfino Vital da Cunha Araújo foi o primeiro Perito Criminal do Estado do Piauí e o primeiro Diretor da Divisão de Polícia Técnica (DPT), instalada em Teresina no dia 21 de setembro de 1969, que era composta da Chefia de Identificação e da Chefia de Investigação e Perícia Criminal. A esta última subordinavam-se as seções de Perícia Criminal e Perícia Médico-legal.
Vital Araújo, como era mais conhecido, foi também o primeiro Diretor do Departamento de Polícia Científica (DEPOC), criado pela Lei n° 4.339, de 12 de fevereiro de 1990, que reestruturou a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.
Relações Públicas da Polícia Civil