A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou na manhã desta segunda-feira, 13.01.2013, a Operação Depeculatus, para desarticular grupo criminoso que desviava bens de propriedade do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A Operação foi um trabalho integrado entre o 24º Distrito Policial de Teresina e do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Após dois meses de investigação, foram colhidas provas de um suposto crime de Peculato envolvendo o desvio de material de limpeza, de expediente e eletrodomésticos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que se encontram armazenados em um depósito judicial localizado no Bairro Redonda, em Teresina-PI, e que deveriam ser distribuídos a todas as unidades judiciárias do Estado.
O Subtenente-PM de iniciais G. A. D. S. era o responsável pela guarda do local, mas as investigações apontam como o chefe do referido esquema criminoso.
Nesse sentido, foram solicitadas quatro prisões preventivas e sete mandados de busca e apreensão à Juíza da 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, que foram cumpridos por cerca de 40 policiais civis de diversas unidades da Polícia Civil do Estado.
Depeculatus é o termo em latim que deu origem a palavra PECULATO, que é crime previsto no Art. 312 do Código Penal Brasileiro, prevendo como ilícito penal, entre outras, a conduta de “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”.
Del. Laura Monteiro
Delegada de Polícia Civil