A Polícia Civil do Piauí deflagrou às seis horas da manhã desta quarta-feira, 22, a Operação Tanatos, no intuito de cumprir seis mandados de prisão referentes a grupos que se rivalizavam na zona sul de Teresina pelo controle de alguns pontos de venda de drogas e cuja rivalidade culminava com a prática de homicídios. Seis pessoas foram presas.
A Operação Tanatos, deflagrada pela Delegacia de Homicídios, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos Bairros Parque Rodoviário, Vila Irmã Dulce, Quilômetro 7, bairro Santo Antônio e outro na zona Sudeste de Teresina. Durante o cumprimento desses mandados foram apreendidos dois revólveres calibre 38, vinte e quatro munições deste mesmo calibre, intactas; duas balanças de precisão, e quantidade de cocaína e maconha que será enviada à Perícia Criminal para pesagem e análise. Também foi apreendida uma motocicleta utilizadas nas ações criminosas do grupo e a quantia de R$ 3.225,00 referente à venda de drogas.
Segundo o Delegado Higgo Martins, da Delegacia de Homicídios, a Operação Tanatos é um passo importante para elucidação de homicídios que aconteceram na zona sul de Teresina e, segundo os trabalhos daquela unidade, "slém dos crimes dos quais eles são autores, após a oitiva dos acusados, serão elucidados outros crimes de homicídios na capital, posto que em outras oportunidades, os presos da Operação Tanatos também foram vítimas de tentativas de homicídios e apontaram os nacionais que tentaram contra a vida deles", explica o delegado.
A Operação Tanatos prendeu os nacionais de iniciais A. M. D. O, vulgo Adriano Chuva; A. C. A., conhecido como Anderson do Oião (investigado em três inquéritos de homicídio); R. P. D. C. O.; W. B. D. S. L.; R. S. D. S., conhecido por Biné; L. D. S. G., conhecido por Pica Pau.
Segundo o delegado Higgo Martins, o nacional conhecido como Biné foi preso pelo crime de tráfico de drogas e já respondia a processos criminais por homicídios. "Biné tentou contra a vida de três pessoas recentemente, no último ano de 2013, tendo uma das vítimas chegado a óbito", explica o delegado Higgo.
Participaram da Operação Tanatos, a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes; Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor; Delegacia Regional de Barro Duro e Polícia Militar. O Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança deu apoio logístico à Operação.
A Operação Tanatos foi assim denominada em alusão ao deus da Morte, na mitologia grega.
Relações Públicas da Polícia Civil