A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou às 10 horas da manhã desta terça-feira, 11 de março de 2014, a Operação Receptatio, no fito de identificar, localizar e prender indivíduos em flagrante receptação de produtos furtados ou roubados em Teresina, comercializados precipuamente no Centro da Capital. A Operação desenvolvida pelo 1º Distrito de Teresina cumpre mandados de busca e apreensão e condução coercitiva em vários pontos na capital.
Segundo informações do 1º Distrito de Teresina, a Operação Receptatio é resultado de investigações que há cinco meses são desenvolvidas naquela circunscrição policial, havendo indícios da comercialização de produtos eletroeletrônicos furtados ou roubados em Teresina e na região metropolitana, tais como aparelhos celulares, computadores portáteis e outros dispositivos tecnológicos de comunicação, na região que envolve a Praça Marechal Deodoro, o Shopping da Cidade e o ponto comercial conhecido como Troca Troca e imediações.
Participam da operação, 50 policiais civis das mais diversas unidades, 12º, 2º , 7º distritos policiais de Teresina, Delegacia Regional de Campo Maior, Água Branca, Delegacia de Palmeiras, Delegacia de José de Freitas e Grupo de Repressão ao Crime Organizado, GRECO. A Polícia Militar participa da operação com 50 homens dando apoio à operação.
Segundo a delegacia do 1º Distrito de Teresina, a operação ocorre em três etapas. A primeira delas tem como sítio a circunscrição do Troca Troca, a segunda compreende a Praça Marechal Deodoro e a terceira lojas no Shopping da Cidade.
A Operação Receptatio foi assim denominada em alusão ao verbo “receptare”, raiz do verbo "receber", dar acolhida a. Cujo termo tem um sentido preciso no Direito Penal, para significar a ação de receber, ocultar ou comprar coisas roubadas, ou furtadas, com a intenção de fazer lucro com as mesmas. O Código Penal pune a receptação como crime, ainda mesmo quando é desconhecido o autor do roubo.
A Delegacia Geral de Polícia Civil se manifestará ao transcorrer do dia, apresentando resultados da referida operação.
Relações Públicas da Polícia Civil