A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Boreas, na manhã desta sexta-feira, 11 de julho de 2014, e cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão na cidade de Teresina. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, DEPRE, e contou com a participação de diversas unidades policiais civis.
A Operação Boreas é fruto de investigações da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, cujo objetivo é comprovar denúncias anônimas concernentes às atividades de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, associação ao tráfico e demais figuras penais correlatas, além de organização criminosa (na forma da Lei 11.343/2006, tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil e artigo 288 do Código Penal).
A Operação Boreas foi assim denominada em alusão à mitologia grega: Boreas sequestrou a filha do Erecteu e fez vários filhos nela, entre elas Cleópatra, ainda também por Boreas, se referir ao "vento norte". Nesse sentido, a zona norte de Teresina foi o foco de dez meses de investigações visando o combate a grupos criminosos de traficantes dessa região da capital piauiense. Uma mulher também foi investigada e presa por ser uma das líderes do tráfico de drogas na região.
Haverá entrevista coletiva ao meio dia desta sexta-feira, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil.
Relações Públicas da Polícia Civil