A Polícia Civil do Piauí, por meio do Greco, deflagrou nesta segunda-feira (13) a Operação Propinagem que resultou na prisão de dez pessoas ligadas ao esquema de pagamento de valores no intuito de sonegar impostos.
As investigações tiveram início em setembro de 2014, quando a polícia foi procurada por um comerciante do bairro Dirceu Arcoverde que alegava ter sido procurado por servidores da Secretaria da Fazenda no intuito de pagar valores para que não fosse fiscalizado pelo órgão.
Foram presos: Luiz José Leite Bringel, Danilo Sampaio Bringel, Saulo Bringel Sampaio, Antonio Martins Damasceno Filho, Francisco José dos Santos Costa, Joaquim Vieira Filho, Charles de Lima Cavalcante, Francisco José de Sales Filho, Deusdeth Ferreira Lima e Alberto Terceiro Neto.
De acordo com a polícia, os técnicos fazendários cobravam de 10% a 20% do valor que deveria ser pago ao Estado para empresários no intuito de não realizar que não realizar fiscalizações, evitando multas nos casos de irregularidades no recolhimento de impostos, ausência de notas fiscais ou pesagens da mercadoria. Os serão autuados por organização criminosa, corrupção ativa e passiva e concussão (extorsão praticada por agentes públicos).
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil