A Delegacia Geral de Polícia Civil reuniu nesta quarta-feira (12) os chefes de investigação das delegacias distritais e especializadas da capital com o intuito de discutir ações de combate aos crimes de roubos em Teresina. Estiveram presentes na reunião, o delegado geral, Riedel Batista e os gerentes de polícia metropolitana e especializada, delegados Luccy Keiko e Jetan Pinheiro, respectivamente, e o coordenador do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da SSP-PI, delegado João Marcelo Brasileiro. Na ocasião foram explanados dados com incidência destes crimes e áreas de maiores ocorrências. De acordo com o delegado geral Riedel Batista, a intenção é dinamizar os atendimentos de qualidade a população dando respostas positivas aos casos. “Queremos que cada distrito conte com três investigadores e um veículo para a equipe, além de um telefone móvel para facilitar a comunicação e resolução de crimes", acrescenta o delegado.
Em 2015, a Secretaria de Segurança Pública evoluiu em questões como entrega de equipamentos de proteção (coletes) e munições para os policiais. Mais avanços devem acontecer nos próximos meses com a melhoria nas estruturas físicas das delegacias. Também no segundo semestre será lançado curso de capacitação de cumprimento de mandados de prisão e de tiros dirigidos a todos os policiais civis.
Os investigadores tiveram oportunidade de colocar as dificuldades na realização de trabalhos, dando sugestões do que poderia ser melhorado. O gerente de polícia metropolitana, delegado Lucy Keiko, falou da necessidade de analisar com detalhes os boletins de ocorrência de roubos como modo de identificar os criminosos e desbaratar quadrilhas. O delegado Jetan Pinheiro, gerente de polícia especializada, destacou a importância do policial nos distritos e da valorização que deve ser dada a estes profissionais.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil