A Secretaria de Segurança recebeu, através de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP, seis novos softwares e um equipamento para o combate a crimes cibernéticos no Piauí. Com este aparato tecnológico o Instituto de Criminalística, através da Seção de Informática Forense, poderá recuperar, extrair e analisar dados de smartphones, celulares, tabletes e computadores.
“Além disso, o UFED Touch nos permite acessar ligações, mensagens via SMS e Whatsapp, fotos e vídeos que possam comprovar a materialidade de crimes virtuais. São informações sigilosas que só podem ser obtidas com autorização da Justiça e que o Piauí agora está ainda mais preparado para realizar com este novo equipamento”, afirmou o diretor do Departamento de Polícia Técnica e Científica da SSP-PI, Dr. Antônio Nunes Nunes Pereira.
Fabio Abreu ressalta que este novo aparato tecnológico poderá auxiliar ainda em investigações de crimes como pedofilia, homicídios e ameaças. Há ainda softwares com capacidade de dar qualidade a gravações prejudicadas por algum tipo de interferência. O Secretário de Segurança lembra também que a Senasp tem sido parceira do Estado do Piauí.
O diretor do DPTC, Dr. Antônio Nunes Nunes Pereira, informou que os novos equipamentos foram instalados há uma semana no setor de Informática Forense do Instituto de Criminalística. Para ele, é um avanço significativo no auxílio ao trabalho dos peritos na produção de provas que auxiliem o trabalho da Justiça.