A Polícia Civil do Piauí destaca neste dia 25 de agosto de 2015, os 35 anos de valiosos serviços prestados para a instituição pelo Delegado Francisco das Chagas Santos Costa – Baretta. Delegado Baretta tem atuação respaldada na defesa da sociedade combatendo os criminosos e superando desafios, prestigiando sempre o trabalho em equipe. Atuou como titular de todas as delegacias da capital, além de ocupar cargos de direção da Polícia Civil, chegando a função de subdelegado geral e delegado geral interino. No interior do Piauí, foi designado como delegado especial em vários municípios, de Cajueiro da Praia à Cristalândia, investigando, roubos a banco e crimes de homicídios por pistolagem, como assassinatos de prefeitos, ocorridos nas décadas de 80 e 90.
Participou da instalação da Comissão Investigadora do Crime Organizado no Piauí (CICO), presidindo o grupo por dois anos e quatro meses, sendo responsável por diversas ações como desbaratamento de uma quadrilha que atuava no estado há mais de vinte anos, praticando crimes de homicídios, assaltos, extorsão, e outros crimes, chefiada pelo Coronel José Viriato Correia Lima, fazendo, inclusive, a representação de todas as prisões contra os membros da quadrilha.
Como delegado titular da POLINTER, por oito anos, desbaratou várias quadrilhas, locais e interestaduais, prendendo assaltantes e receptadores de veículos automotores subtraídos do Piauí. Bacharel em direito e pós-graduado em ciências penais, delegado Baretta é professor da Academia de Polícia Civil do Piauí e possui Curso Avançado em Armas e Táticas Especiais, na SWAT. Participou, também, Curso de Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado, ministrado pela Polícia Nacional da França.
Atualmente, Francisco das Chagas Santos Costa – Baretta é coordenador da Delegacia de Homicídios, e tutor de vários cursos da SENASP, inclusive, investigação de homicídios.