A vingança pornô (revenge porn) ou pornografia de revanche é o ato de divulgação de fotos e ou vídeos íntimos sem o consentimento prévio. Esses vídeos ou imagens, em regra, são realizados mediante mútuo consentimento durante um relacionamento e, após o término deste, uma das partes divulga as cenas íntimas sem a devida autorização com o intuito de submeter à outra a humilhação pública.
Enquadram-se, ainda, os casos de subtração de equipamentos que contenham fotos ou vídeos íntimos e são difundidos, seja com o intuito de lucro, seja para obtenção de notoriedade ou, ainda, de "entretenimento".
As vítimas desses apedrejamentos virtuais, segundo Alesandro Gonçalves Barreto, colunista do Direito & TI e idealizador da APP, além de submetidas à todo tipo de humilhação, não sabem como proceder para minimizar o dano e recuperar sua privacidade.
Pensando nisso, desenvolveram um APP com o intuito de prestar auxílio as vítimas, policiais e advogados sobre como proceder nesses casos. O APP, desenvolvido por um delegado, um agente e um escrivão da policia civil do Piauí é dividido nos seguintes tópicos:
Definição; Como evitar; Exclusão de conteúdo;
- Redes Sociais, Buscadores e Sites
Seu Direito;
- Legislação
- Jurisprudência
Denúncia online; Providências a serem tomadas;
- Delegacia Especializada
- Preservação de Evidência
- Boletim de Ocorrência
- Criar Alerta.
A aplicação não tem nenhum fim lucrativo e, sim, prestar auxílio às vítimas de apedrejamento virtual sobre qual caminho seguir. Acessem o app e mandem sugestões para seu aperfeiçoamento.
Confira "GRP Contra Vingança Pornô" - https://play.google.com/store/apps/details?id=xdk.intel.blank.ad.template23