A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECOOTERC), em parceria com a Sefaz-Pi e PRF-PI, apresentou nesta sexta-feira (18), o balanço das ações realizadas no ano de 2015 que resultaram em 50% de arrecadação em relação ao ano de 2014. Os números foram registrados entre os meses de fevereiro e novembro de 2015. Durante os nove meses de atuação, as fiscalizações itinerantes resultaram em cerca de 8,17 milhões (R$ 8.166.418,06) de tributos.
Estiveram presentes na apresentação do Relatório de Prestação de Contas das Atividades Desenvolvidas no Combate à Sonegação o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, o Gerente de Polícia Especializada, delegado Jetan Pinheiro, os delegados João José e Josimar e o inspetor Tony da PRF-PI. De acordo com o delegado Riedel a intenção é intensificar ainda mais as ações em 2016 e fortalecer a Deccoterc com efetivo, estrutura material e inteligência policial”, informou o delegado.
De acordo com o Superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares Santos, que na solenidade representou o Secretário Estadual da Fazenda, o trabalho de combate à sonegação será mais fortalecido em 2016 com a criação de uma Vara específica para julgar os crimes contra a Ordem Tributária. “Há uma estimativa nacional que aponta que 40% de tudo o que a gente arrecada é sonegado. O que queremos é cada vez mais reduzir esse nível de sonegação.”
Para o Delegado Titular da Deccoterc, João José, além do apoio do Governo, vale destacar o trabalho conjunto com outros órgãos parceiros. “Essa conjugação de forças da Deccoterc com a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, com a COFIT, o COE, tudo isso faz com que ocorra um incremento maior na arrecadação do Estado. Só em relação à fiscalização itinerante tivemos uma arrecadação de mais de R$ 8 milhões. E agora vamos ganhar mais estrutura porque fizemos um acordo de cooperação, estabelecido entre a Sefaz, Deccoterc, o Tribunal de Justiça, Sefaz, Ministério Público e a PGE, para termos um juiz específico da área tributária. E vamos atuar conjuntamente no mesmo prédio para que possamos dar mais celeridade às cobranças que o Estado tem contra os sonegadores”, enfatiza o delegado JJ.
O evento também contou com a participação do diretor da Unitran, Danilo Sousa Silveira, do escrivão da Polícia Civil, Marcelo dos Santos Silva, e de diversos agentes da polícia e técnicos da Sefaz que participam das operações.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil