A Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou nesta quinta-feira (14) os índices de criminalidade registrados em todo o Piauí durante o ano passado. O relatório aponta uma apreensão recorde de mais de 20 toneladas de drogas.A maconha foi o entorpecente mais apreendido pela Delegacia de Repressão e Prevenção a Entorpecentes (DEPRE) com mais de 1 tonelada. Os números são organizados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NUCEAC) de acordo com os registros de boletins de ocorrência e investigação de crimes no Estado.
Em relação aos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) o Piauí registrou queda de 8,83%. Foram 736 casos em 2014 contra 671 no último ano. Os CVLIs incluem homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídios, estupro seguido de morte. Considerando apenas Teresina, a redução de crimes violentos atingiu 19,28%. No interior do Estado houve um acréscimo de 7,24% nos casos.
“Tivemos um ano financeiro difícil e mesmo assim conseguimos êxito na redução da violência. Não é a meta almejada, queremos reduzir ainda mais esses índices em 2016. Faremos isso com maiores investimentos na Segurança Pública, através de operações especiais, investigações, nomeação de concursados e melhorias nas unidades policiais”, informou o secretário Fábio Abreu.
Roubos – Os números revelam um aumento nos índices de roubos em Teresina. Em 2014, a capital piauiense contabilizou 15.992 casos. No ano passado, o número passou para 17.096, o que significou um acréscimo de 6,9%. “Nosso objetivo em 2016 é reduzir esses casos com ações que envolvam ainda mais a integração das polícias e reforço nas principais delegacias de Teresina e do interior”, destaca o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista.
Roubo de veículos – A atual gestão da Segurança Pública comprova também a redução nos índices de roubo de veículos na capital piauiense. Em 2014, a Polinter registrou 2.490 ocorrências contra 2.221 no último ano, correspondendo a uma queda de 10,8%. “Mesmo com o aumento de mais de 5% da frota de veículos no Piauí conseguimos em um ano inverter a tendência de alta nos casos de roubo de veículos. É um feito significativo”, explica o coordenador do NUCEAC, delegado João Marcelo Brasileiro.
Considerando os roubos e furtos de veículos, os dados apontam apontam índice positivo de recuperação. Foram 2.251 motocicletas roubadas na capital piauiense no ano passado e 1.507 recuperadas, correspondendo a 66,94% de restituição. Em relação aos carros, roubados em Teresina, o índice de recuperação foi de 80,38%.