O Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí, realiza, nos dias 21 e 22 de janeiro, no auditório da Acadepol, o curso: “Prevenção à Fraude de Documentos de Viagem, Detecção de Impostores e Tendências Migratórias”. Nesta quarta-feira (20), o Adido Policial, Gabriel Macias, e a Investigadora de Fraude Documental, Gabriela Santos, estiveram na Delegado Geral de Polícia Civil em reunião com o Delegado Riedel Batista esplanando o teor do curso e das ações realizadas pelo Consulado em parceria com as Policias Civis de outros estados da federação. Esta é a primeira vez que o Piauí recebe o curso e a intenção é de realizá-lo novamente em outras oportunidades.
O curso tem como objetivo proporcionar noções básicas sobre análise do passageiro, avaliação dos fatores de segurança de documentos de viagem e conhecimento sobre tendências regionais de fraude.
Durante o evento serão discutidos assuntos relativos aos itens de segurança de passaporte padrão ICAO, reações à luz UV, uso de lupa, microimpressão, dígito verificador da página biográfica e etc; itens de segurança do visto de turismo estadunidense; perfil de passageiro; técnicas para identificar impostor; Tendências migratórias no Brasil e estudo de casos. Participam do curso, as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil